Esportes

Craques da Era de Ouro do futebol capixaba recebem homenagem na Assembleia Legislativa

Diversos jogadores iniciaram em times capixabas - como Vitória, Rio Branco e Desportiva - e fizeram carreira em grandes times brasileiros, internacionais e até mesmo na Seleção Brasileira

Craques da Era de Ouro do futebol capixaba recebem homenagem na Assembleia Legislativa Craques da Era de Ouro do futebol capixaba recebem homenagem na Assembleia Legislativa Craques da Era de Ouro do futebol capixaba recebem homenagem na Assembleia Legislativa Craques da Era de Ouro do futebol capixaba recebem homenagem na Assembleia Legislativa
O ex-jogador Sávio Bortolini, que será um dos homenageados, teve início no futebol jogando na Desportiva e acumula passagens por Flamengo, Real Madrid e seleção brasileira Foto: Reprodução/Instagram

O Estado do Espírito é celeiro de grandes craques do futebol. Diversos jogadores iniciaram em times capixabas – como Vitória, Rio Branco e Desportiva – e fizeram carreira em grandes times brasileiros, internacionais e até mesmo na Seleção Brasileira.

No entanto, infelizmente, a história dos “Veteranos da Bola” no Espírito Santo conta com poucos registros e o reconhecimento desses ex-atletas se encontra aquém do que merecem. Aquém do que é digno de suas histórias e da relevância de suas atuações na construção do futebol capixaba.

Por isso, uma seleção de ex-jogadores respeitando critérios como terem encerrado a carreira profissional até 1989; terem mais de 50 anos e, no mínimo, 100 jogos registrados por times capixabas, serão homenageados nesta sexta-feira, na Assembleia Legislativa..

Confira a lista de homenageados:

SELEÇÃO BRASILEIRA    
Aldair Santos do Nascimento     
Carlos Germano Schwambach Neto     
Geovani Silva     
Paulo Sérgio de Oliveira Lima     
Sávio Bortolini Pimentel 

GOLEIROS

1 – Adjalmo Teixeira     
2 – Alcides Evaldo Vasconcelos Sardinha     
3 – Nilson Nascimento

DEFESA

4 – Adalberto Lyrio Lopes
5 – Alcir Rocha Santana – Mário “Tito” 
6 – Lúcio Antônio 
7 – Mauro Rangel Vieira dos Santos 
8 – Osvaldir Gomes Barreto 
9 – Carlos Roberto Alvarenga (Bebeto)
10 – Carlos Alberto Gomes Kaoyien  (China)
11 – João Batista Filho (Daúca) 
12 – Benedito Robson Gonçalves (Dito)
13 – Jacimar Luiz Lirio 
14 – Luiz Carlos Marinho 
15 – Marco Antônio Moraes Wandermurem (Marquinhos Capixaba)
16 – Paulo César da Silva (PC) 
17 – Sérgio Luiz Cogo 
18 – José Osmário Simonassi 
19 – José Jorge Fabiano (Tinteiro)

ATAQUE

28 – Arildo Nascimento (Ratão) 
29 – Valmecyr José Margon (Baiano) 
30 – Ubirajara Ferreira Magalhães (Bira)
31 – Cosme Eduardo Bernardes (Cosminho) 
32 – João Baptista da Cunha (Cunha)
33 – Elizeu Antônio Costa – Da Costa 
34 – Edson dos Santos Pereira (Edson Flecha – Flecha Negra)
35 – Givaldo Santos Vasconcelos  (Jacozinho) 
36 – Jorge Isaías Pelissário França (Jorginho namorador)
37 – Jurandir Procópio 
38 – Luiz Carlos de Sá 
39 – Marcelo Trindade dos Santos (Marcelinho Bangu)
40 – Carlos Celso Piassi (Piassi) 
41 – Valério Gomes Vieira (Peito de Aço) 
42 – Ieso Antônio do Nascimento (Zuza)

MEIO DE CAMPO

20 – Evandro Piassi
21 – Jorge Amorim de Assis (Jorginho) 
22 – Luiz Vieira 
23 – Eli Pinheiro da Rosa
24 – Marcos Nunes Garcia 
25 – Samuel Batista Cruz Filho 
26 – Sebastião Ribeiro de Araújo (Tião) 
27 – Vicente Santos Duarte