
Com 100% de aproveitamento, o Cruzeiro é o campeão da Copa São Paulo 2026. Em decisão disputada neste domingo (25), no Pacaembu, o time mineiro derrotou o São Paulo por 2 a 1 e ficou com o título do principal torneio de base do País.
Gustavinho, autor de um golaço no segundo tempo, e William Almeida marcaram para e equipe cruzeirense. Isac fez o gol do tricolor paulista.
Este é o segundo título conquistado pelo Cruzeiro na Copinha. O time mineiro venceu a competição de base pela primeira vez em 2007, quando derrotou justamente o São Paulo na final.
Como foi a final da Copinha
As duas equipes chegaram à decisão com campanhas de autoridade, o que acabou refletindo em um jogo equilibrado, com os times se estudando nos primeiros minutos e o vigor da juventude dando o tom das duras divididas.
Apesar da suspensão do meio-campista Eduardo Pape, principal jogador do Cruzeiro na Copinha, o time mineiro conseguiu articular jogadas de perigo em lances de contra-ataque e levou a melhor na bola para aos 12 minutos do primeiro tempo, com o lateral-esquerdo William Almeida aparecendo sozinho no segundo pau para cabecear para a rede.
Empurrado pela torcida, o São Paulo tentou responder imediatamente e criou chances em jogadas individuais de Tetê, mas sem perigo.
Confortável no placar, o Cruzeiro desacelerou o ritmo da partida e apostou em jogadas de contra-ataque, especialmente pelo lado esquerdo. Mas foi castigado pela falta de pontaria. Minutos depois de o goleiro cruzeirense Vitor Lamounier fazer defesa impressionante, o zagueiro Isac aproveitou a sobra na pequena área para deixar tudo igual, aos 47 minutos.
No segundo tempo, a partida perdeu emoção e os treinadores apelaram ao banco para oxigenar as equipes. O lateral Gustavinho, que entrou no lugar de William Almeida, apareceu com liberdade na esquerda e marcou um golaço de fora da área, aos 28 minutos. A bola ainda bateu na trave e nas costas do goleiro João Pedro antes de ir para o fundos da rede.
Praticamente no minuto seguinte, o árbitro assinalou pênalti para o São Paulo após falta do zagueiro Kaiky sobre Paulinho, mas o VAR indicou falta fora da área e Lamounier fez ótima defesa na cobrança de Igor Felisberto.

CRUZEIRO 2 X 1 SÃO PAULO
CRUZEIRO – Vitor Lamounier; Nicolas Pontes (Ivanilson), Kaiquy, Kelvin e William Almeida (Gustavinho); Alessandro (André), Murilo Rhikman, Cauan Baptistella (João Cervi ) e Rayan Lelis (Pablo); Rhuan Gabriel e Fernando (Pietro). Técnico: Luciano Dias.
SÃO PAULO – João Pedro; Igor Felisberto, Isac, Osorio, Nicolas (Guilherme Reis) e Djhordney; Tetê; Matheus Ferreira (Matheus Menezes), Gustavo Santana (Lucyan) e Pedro Ferreira; Paulinho (Felipe). Técnico: Allan Barcellos.
ÁRBITRO – Murilo Tarrega Victor.
GOLS – William Almeida, aos 12, e Isac, aos 47 do primeiro tempo; Gustavinho, aos 28 minutos do segundo tempo.
PÚBLICO – 19.000.
RENDA – R$ 471.000,00.
LOCAL – Pacaembu, em São Paulo (SP)