O presente de aniversário de 15 anos da capixaba Sofia Gamonal foi diferente: a convocação para a seleção brasileira sub-15. A lista foi divulgada no dia 17 de julho, um dia após o aniversário da atacante, que ficou sabendo por telefone que seu nome estava entre as 28 jogadoras convocadas.
“Quem me contou sobre a minha convocação foi o meu técnico. Foi por meio de uma ligação onde meus pais estavam comigo”, conta Sofia.
Uma nova conquista para a capixaba que, até o final do primeiro semestre do ano passado, ainda era um jovem promessa do futebol feminino do Espírito Santo e disputava a Copa Vitória das Comunidades pelo Estadual FC.
Destaque do São Paulo
Sofia Gamonal começou a jogar futebol no Grêmio Factory, em Vitória, treinando com os meninos. Aos 13 anos, já era uma das artilheiras do Estadual na Copa Vitória das Comunidades. Treinou também na OVT Academy até despertar o interesse do São Paulo.
Desde maio do ano passado, ela veste a camisa do tricolor paulista e já é um dos destaques do time sub-15. Inclusive, com gol na final do Paulistão Feminino da categoria.
“Minha vida mudou muito. Nova cidade, escola, amigos. Estou realizando meu sonho de jogar em um time importante e que investe na base do futebol feminino”, comemora Sofia.
Mãe da jovem artilheira, Simone destaca a evolução rápida da filha e elogia a determinação que Sofia mostra no dia a dia.
“Estamos orgulhosos da força e determinação que ela demonstra. A rotina diária é difícil, com muitos treinos, jogos, escola e outras tarefas para administrar. A evolução rápida é fruto do esforço e do acompanhamento e acolhimento da comissão técnica e administrativa do São Paulo”, elogia a mãe da atacante.
Fase de treinamentos com a seleção brasileira
A seleção brasileira feminina sub-15 foi convocada para um período de treinamentos. A equipe está treinando em Bragança Paulista (SP) e fica lá até o dia 27.
O técnico das categorias de base do Grêmio, Rubens Franco, é quem está à frente da equipe nesta fase de preparação.
Os treinos têm foco na Conmebol Liga Evolução, que será disputada entre 24 de setembro e 5 de outubro, no Paraguai. A competição funcionará como um Sul-Americano para a categoria sub-15.