Final da Copa Espírito Santo 2024: Vitória x Porto Vitória. Porto Vitória campeão
Porto Vitória foi campeão da Copa ES em 2024 (Foto: Henrique Montovanelli/FES)

Com apenas cinco anos de atuação no futebol profissional, o Porto Vitória já virou uma realidade no futebol capixaba, sempre se colocando entre as principais equipes. Em 2024, conquistou a Copa Espírito Santo, seu primeiro título profissional. Agora, falta o Capixabão!

Em busca do título inédito e que seria o mais importante de sua história, o Porto segue em ascensão no futebol capixaba e nacional. Em dezembro de 2025, o clube apareceu pela primeira vez no ranking de clubes da CBF, em 161º lugar.

Este ano será sua quarta participação na primeira divisão estadual, tendo sido semifinalista em 2023 e 2024 e vice-campeão no ano passado.

O título em 2025 bateu na trave. Depois de ter vencido o Rio Branco no jogo de ida por 1 a 0, acabou deixando a taça escapar entre os dedos no segundo jogo, perdendo por 2 a 0. Além do Capixabão, também foi vice da Copa ES, perdendo a chance do bicampeonato contra o Vitória.

O objetivo em 2026 é superar os vices e ir ainda mais longe: conquistar o topo do Estado. O Porto ainda terá duas competições nacionais no calendário: a Copa do Brasil e a Copa Centro-Oeste. O clube disputa ambas pela primeira vez.

Nosso objetivo é ser campeão do Capixabão, passar pelo menos da primeira fase da Copa do Brasil e ir até a semifinal da Copa Verde. São objetivos audaciosos, mas dentro de campo nós sabemos que é o maior desafio, colocar em prática o nosso planejamento. Temos que ter o pé no chão para, jogo a jogo, conquistar os objetivos”

Vinicius Coelho, presidente do Porto Vitória

Para isso, o investimento mais uma vez é alto e o elenco é recheado de estrelas experientes e jovens talentos revelados pelo clube.

Porto terá Victor Rangel e jovens talentos no elenco

A grande atração do Verdão para a temporada é a contratação do centroavante Victor Rangel. De grande projeção nacioinal, ele já atuou por Botafogo, Grêmio, Bahia e América-MG.

Victor Rangel em treino do Porto Vitória. Foto: Bruno Aguiar/Porto Vitória

O atacante foi revelado no futebol capixaba e se destacou na Desportiva em 2014. Dez anos depois, voltou para o time grená, onde marcou seis gols em 12 jogos no Capixabão 2024. Agora, retorna ao Espírito Santo para defender o Porto pela primeira vez.

O atacante se soma aos 12 jogadores remanescentes da temporada passada, com destaque para o goleiro Aydhan, os zagueiros Ferrugem e João Victor e o volante Henrique Melo. Outros 15 reforços e mais seis atletas promovidos da base completam o elenco.

Fizemos grandes contratações no mercado para esta temporada, que aumentam o nível técnico do Porto. Assim, podemos planejar objetivos maiores que em 2025″

Vinicius Coelho, presidente do Porto Vitória

Em 2026, dez jogadores revelados pelo clube estão no elenco principal. O Porto Vitória já é tradicional na base capixaba, sendo o único clube formador do estado reconhecido pela CBF. Desde sua fundação em 2014, conquistou todos os títulos juvenis possíveis no estado.

João Burse mantido no comando

João Burse comandando treino do Porto Vitória. Foto: Bruno Aguiar/Porto Vitória

O técnico João Burse também segue no time para 2026. No Porto desde maio do ano passado, o treinador comandou a equipe nas últimas nove rodadas da fase de grupos do Brasileirão Série D, mas não conseguiu a classificação. Na Copa ES, levou o Verdão ao vice-campeonato.

A expectativa é buscar os objetivos que traçamos. Estamos felizes com a montagem e com a resposta do elenco no dia a dia da pré-temporada. Estamos muito focados para a sequência e em chegar preparados para a estreia”

João Burse, treinador do Porto Vitória

Capixabão 2026 vai ter transmissão ao vivo pela TV Vitória/Record. A novidade vai levar os principais jogos da competição para dentro da casa dos torcedores, numa parceria com a TVE, sempre aos sábados, às 16 horas.

Tabela do Porto Vitória na 1ª fase do Capixabão 2026

  • 1ª Rodada – Porto Vitória x Capixaba
    14/01 (quarta) às 21h30
    Estádio Engenheiro Araripe, Cariacica
  • 2ª Rodada – Vitória x Porto Vitória
    17/01 (sábado) às 16h
    Estádio Salvador Costa, Vitória
  • 3ª Rodada – Porto Vitória x Forte
    21/01 (quarta) às 18h30
    Estádio Engenheiro Araripe, Cariacica
  • 4ª Rodada – Rio Branco x Porto Vitória
    24/01 (sábado) às 16h
    Estádio Kleber Andrade, Cariacica
  • 5ª Rodada – Porto Vitória x Rio Branco de Venda Nova
    28/01 (quarta) às 21h
    Estádio Kleber Andrade, Cariacica
  • 6ª Rodada – Desportiva x Porto Vitória
    31/01 (sábado) às 16h
    Estádio Engenheiro Araripe, Cariacica
  • 7ª Rodada – Porto Vitória x Serra
    03/02 (terça) às 21h
    Estádio Kleber Andrade, Cariacica
  • 8ª Rodada – Real Noroeste x Porto Vitória
    08/02 (domingo) às 18h
    Estádio Rochão, Águia Branca
  • 9ª Rodada – Porto Vitória x Vilavelhense
    12/02 (quinta) às 20h
    Estádio Kleber Andrade, Cariacica

Elenco do Porto Vitória para o Capixabão 2026

  • Goleiros: Aydhan; Léo Rodrigues; Rafael Mariano; Francisco; Ryan Ferreira
  • Zagueiros: João Victor; Ferrugem; Matheus Guedes; Reniê; Davi Thurram
  • Laterais: Taleco; Wilson; Kellyton; Thallyson; Kayque Cardoso; Wesllen Reis
  • Meio-campistas: Henrique Melo; Athirson; Matheusão; Vini Moura; Renato Henrique; Léo Baiano; Gama; Miguel Lorenzo
  • Atacantes: Victor Rangel; Rian Felipe; Willians Santana; Natan Bahia; Pedro Felipe; Josué; Luiz Henrique; Lucas Sanches; Davis Almeida
  • Técnico: João Burse
Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.