
Foram 36 gols em 8 partidas. Os números deixam claro que quem foi ao ginásio do SESI neste domingo (2) não se arrependeu. E um dos culpados pela chuva de gols é um velho conhecido dos Jogos Estudantis do Espírito Santo (JOEES): o Mundo Moderno.
A escola de Cariacica, que há dois anos não disputava a competição, voltou com tudo este ano. No futsal juvenil feminino, a equipe não deu chances pras adversárias. Logo na primeira partida do dia, aplicou um 9 a 0 sobre a Escola da Ilha e se classificou para a grande decisão.
O adversário na final foi o Colégio Estadual, que passou pelo SESI Laranjeiras nas semis, vencendo por 3 a 1.
Embora o jogo tenha começado tenso, com poucas chances, o Mundo Moderno conseguiu abrir o placar logo na primeira etapa. A equipe ainda perdeu um pênalti antes de ver o jogo ir pro intervalo com uma vantagem mínima.
O segundo tempo foi bem diferente: a escola cariaciquense foi pra cima do Estadual e começou a empilhar gols. No fim do jogo, o placar mostrava um incrível 6 a 0.

Tárcila Oliveira, capitã do Mundo Moderno, conta que a equipe trabalhou duro para seguir evoluindo e conquistando medalhas: “Desde agosto a gente vem treinando muito. Acho que esse tempo nos ajudou a ganhar uma casca e sabíamos que iríamos chegar fortes!”.
A jogadora, de 15 anos, foi quem errou a cobrança de pênalti do primeiro tempo. No segundo, no entanto, ela se redimiu e chegou a balançar as redes.

“O professor me ajudou a manter a cabeça no lugar. Ele me disse que só erra quem tenta. Além disso, eu sabia que já estávamos com um placar favorável e que, se tivéssemos calma, nós conseguiríamos ganhar. Que bom que também ajudei com um gol”, comemorou Tárcila.
Formando atletas e pessoas
O professor que ajudou Tárcila a se recuperar na partida é Jeânio Pelissari. Há 23 anos, ele trabalha junto com o Mundo Moderno e garante que já viu o esporte ajudar na evolução de muitos alunos.
“É o que mais gosto de ver. A gente treina muito, trabalha a parte esportiva, mas tem muitos outros caminhos que eles podem seguir. Hoje eu fico muito feliz quando lembro que tem adultos que já foram meus alunos e que hoje conseguiram ser professores, médicos, psicólogos…”, conta Jeânio.

Outros jogos
O terceiro lugar entre as meninas ficou com a Escola da Ilha, que conseguiu superar o SESI Laranjeiras e vencer por 1 a 0.
Na categoria masculina, o título ficou com o Cesarc, que venceu o São Domingos por 3 a 0, na tarde deste domingo. O bronze foi conquistado pelo Sagrado Coração de Maria, que venceu o SESI Campo Grande nos pênaltis após empatar por 2 a 2 no tempo normal.
Todos os resultados do fim de semana estão disponíveis no site da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade).