Depois de cinco finais consecutivas entre Vila Nova e Prosperidade, o Capixabão Feminino terá uma final inédita neste ano. O Prosperidade, que tenta ser bicampeão, está novamente na decisão, mas agora na companhia do Estadual, que decidirá o título pela primeira vez em sua história.
A taça começa a ser disputada neste sábado (30), no jogo da ida, às 15 horas, com entrada gratuita no estádio Humberto Scaramussa, em Vargem Alta.
A partida da volta, com mando do Estadual, será confirmada em breve pela Federação de Futebol do Espírito Santo (FES).
Campeão vai jogar Brasileirão e Copa do Brasil em 2026
O Capixabão Feminino levará a equipe campeã à Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino e à Copa do Brasil Feminina do ano que vem.
Todas as partidas da competição têm entrada gratuita. A FES arca com todo o pagamento da arbitragem, além de distribuir bolas para a treinos e jogos.
Goleadas nas semifinais
As duas equipes chegam à final em alta, após passarem pelas semifinais com goleadas nos confrontos.
O Estadual fez 7 a 0 no Serra no jogo de ida da semifinal e confirmou a classificação com vitória por 2 a 0 na partida de volta, no último domingo (24), com gols de Ana Júlia e Ludmila, no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica.
No mesmo dia, o Prosperidade voltou a golear o MDE, agora por 6 a 0, com gols de Duda Capixaba, Bruna (duas vezes), Anna Luiza, Iza e Brenda, em Vargem Alta. O Prospê já tinha vencido o jogo da ida das semifinais por 6 a 2.
Expectativa por dois grandes jogos
Por tudo isso, os presidentes dos clubes acreditam que as finais do Capixabão Feminino prometem grandes jogos para as torcidas.
“Uma final inédita para nós. Estamos trabalhando desde 2021, nesse processo com meninas novas, e a gente está muito feliz com isso. São duas equipes com rodagem, que já se conhecem. Então, a nossa expectativa é alta para essas finais. Quando acabou o jogo contra o Serra (na semifinal), passou um filme, veio tudo na nossa mente. Lá atrás, a gente combinou que chegaria na final despois de quatro anos e a felicidade é gigante porque só a gente sabe o que passou para chegar até aqui. Fomos campeões na base no ano passado (sub-17) e agora estamos buscando esse primeiro título na categoria principal”, conta o presidente do FC Estadual, Thyago Torrezani, que fez aniversário na segunda-feira (25).
Do outro lado, o “Prospê” acredita que o time pode dar o primeiro passo rumo ao bicampeonato se fizer o dever de casa bem feito.
“Desde o início do ano a gente sabia que o Estadual seria um possível adversário na final, porque há três anos o Estadual vem chegando nas semifinais e fazendo bons jogos. A gente sabe que o fator casa do Prosperidade é sempre muito forte e muito decisivo. Então, a gente conta com a nossa preparação e com a torcida, que vai ser muito relevante. É muito importante sair de casa com um resultado positivo, como foi na final do ano passado”, avalia o presidente do Prospê, Douglas Marin.
Capixabão Feminino – Final
Jogo da Ida / Sábado (30)
Prosperidade x FC Estadual
- Horário: 15 horas
- Local: estádio Humberto Scaramussa, em Vargem Alta
- Entrada: gratuita
- Transmissão: Prosperidade TV (YouTube)