Esportes

Defesa Civil: rajada de vento pode ter causado desabamento de ginásio

A informação foi confirmada pela major Lorena, que esteve no local acompanhando os trabalhos de contenção e análise de risco

Major Lorena fala sobre possível causa do desmoronamento/Foto: Thiago Soares
Major Lorena fala sobre possível causa do desmoronamento. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A principal hipótese investigada pelas autoridades sobre o desabamento do Ginásio Jones dos Santos Neves, em Bento Ferreira, em Vitória, é de que uma rajada de vento tenha sido o fator determinante para o colapso da estrutura.

A informação foi confirmada pela major Lorena, da Defesa Civil do Espírito Santo, que esteve no local acompanhando os trabalhos de contenção e análise de risco.

Leia também: 

A gente ainda está apurando quais foram as causas da ocorrência. Mas, preliminarmente, uma hipótese é de que uma rajada de vento pode ter feito o arrancamento das telhas e consequente rompimento dos tirantes que seguravam as treliças do ginásio, afirmou a major.

O desabamento ocorreu no fim da tarde deste sábado (17), às 17h20, e atingiu veículos que estavam estacionados ao lado do prédio. Não houve feridos.

A estrutura já estava em processo de demolição, dentro do cronograma de reforma e ampliação conduzido pela empresa contratada pelo governo do Estado.

Paredão de ginásio que não caiu deve ser demolido ainda hoje, diz Defesa Civil/Foto: Thiago Soares
Paredão de ginásio que não caiu deve ser demolido, diz Defesa Civil. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Paredão restante será demolido

A Defesa Civil identificou risco iminente de colapso de um paredão do ginásio que permaneceu de pé. A estrutura será demolida ainda neste sábado, segundo confirmou a própria Defesa Civil. Máquinas já foram enviadas ao local para a execução da operação.

A Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, em frente ao Instituto Braile, permanece interditada. A Guarda Municipal isolou toda a área para garantir a segurança da população e evitar novos incidentes.

As equipes começaram a retirar os entulhos da beira da rua/Foto: Thiago Soares
As equipes começaram a retirar os entulhos do local. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Operação segue durante a madrugada

As equipes seguem trabalhando durante a noite para remover os escombros e garantir que a área seja totalmente segura. A permanência da interdição no domingo (18) dependerá do avanço da operação de limpeza e da retirada do material comprometido.

A Defesa Civil continua monitorando o local e orienta os moradores e motoristas a evitarem transitar pela região até a conclusão dos trabalhos.