
Com cerca de mil participantes esperados, a Escola Adventista de Laranjeiras será o ponto de encontro para a próxima edição capixaba do Desafio Superação 2025, neste domingo (5), às 7h. A programação inclui caminhada, corrida e ciclismo.
Além da prática esportiva, os participantes vão colaborar com a arrecadação de alimentos para a AFECC (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer), que apoia mulheres em tratamento oncológico na Grande Vitória.
No Espírito Santo, a organização está a cargo da Associação Espírito-Santense da Igreja Adventista do Sétimo Dia (AES), que coordena ações em todo o centro-norte do estado.
Como participar da corrida?

O Desafio Superação é inclusivo e flexível. Cada inscrito pode realizar a atividade escolhida — caminhada, corrida, ciclismo, alongamento ou prática leve — em qualquer lugar, seja em casa, no parque, na praia ou nas ruas da cidade.
Realizado durante o Outubro Rosa, o movimento reforça a importância da qualidade de vida e promove solidariedade às mulheres que enfrentam câncer, especialmente o de mama, mais incidente entre a população feminina.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o país registra cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama por ano no triênio 2023-2025.
Corrida vai acontecer por todo Brasil
O Desafio Superação acontece simultaneamente em várias regiões do país. Em 2024, reuniu mais de 35 mil participantes, beneficiando cerca de 2.400 mulheres em tratamento oncológico por meio de doações e iniciativas sociais.
Na Serra, a programação contará também com profissionais de massoterapia, oferecendo sessões gratuitas de massagem pré e pós-corrida.
No ano passado, as inscrições no Espírito Santo possibilitaram a entrega de cestas básicas para famílias acompanhadas pela AACC (Associação de Apoio no Combate ao Câncer). Em 2025, a meta é repetir e ampliar o impacto, beneficiando famílias atendidas pela AFECC.
Criado pelo projeto Missão Mulher, o Desafio Superação se consolidou como uma das maiores ações coletivas de apoio a mulheres com câncer no Brasil, somando mais de 111 mil participantes desde sua criação e mobilizando comunidades em atividades de saúde, conscientização e empatia.