Despedida

Despedida do Mamute: Alison encerra a carreira em Copacabana, palco do ouro olímpico

Campeão olímpico nos Jogos do Rio-2016, Alison encerra a carreira no vôlei de praia neste fim de semana, no Rio de Janeiro

Leitura: 2 Minutos
Alison Cerutti, Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.
(Foto: Patricy Albuquerque/CBV)

A etapa de Copacabana é conhecida por ser uma das mais tradicionais do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. E a oitava etapa da competição, que começa nesta sexta-feira (3) e vai até domingo (5), promete ser ainda mais especial.

Campeão olímpico na Rio-2016, o capixaba Alison, o “Mamute“, escolheu o palco do título para se despedir do vôlei de praia.

Aos 39 anos, o capixaba de Vitória é um dos maiores nomes da história da modalidade. Foi medalhista olímpico de ouro em Rio-2016 e prata em Londres-2012. E vai encerrar a carreira neste fim de semana, como havia anunciado em julho deste ano.

“Essa etapa foi escolhida a dedo quando saiu o calendário do Circuito Brasileiro. Normalmente, todo mundo se aposenta na última etapa, mas essa do Rio de Janeiro caiu em outubro. Para mim, Copacabana é o Maracanã do vôlei de praia, representa a história do esporte e a minha história. O meu maior título conquistei em Copacabana nove anos atrás (Olimpíada)”, contou Alison.

“O vôlei de praia me deu tudo”

Ele revela que pensou em terminar a jornada em casa, no Espírito Santo. Mas o palco do ouro olímpico pareceu ser o cenário perfeito.

“Uma pena não encerrar no Espírito Santo, minha casa, mas vai ser num local perfeito. Estou com os sentimentos aflorados, mas muito feliz com a minha carreira, com tudo que conquistei. O vôlei de praia me deu tudo que tenho e, principalmente, lembranças maravilhosas, de superação, conquistas, amigos, alegrias. Tenho muito orgulho de tudo que vivi, de tudo que pude passar para as pessoas. Agora, é vida que segue”

Alison, campeão olímpico de vôlei de praia

Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

As etapas do Circuito Brasileiro são divididas em Top 16 e Aberto. Disputado pelas principais duplas do ranking nacional, o Top 16 é disputado de sexta a domingo e reúne 16 times: as 13 melhores do ranking brasileiro; os campeões do Aberto na etapa anterior e duas duplas convidadas.

Competição de desenvolvimento e importante para somar pontos no ranking, o Aberto acontece de quinta a sábado, e a dupla campeã garante vaga no Top 16 da etapa seguinte. A competição é formada por 16 times no torneio principal: 6 duplas classificadas pelo ranking após a definição do Top 16; 2 duplas convidadas; 8 duplas classificadas pelo qualifying (com até 36 duplas).

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024