
A nova geração do futebol grená mostrou serviço e deu à Desportiva Ferroviária o título inédito da Copa Espírito Santo na categoria sub-13.
A conquista veio no sábado (6), com vitória por 1 a 0 sobre o Porto Vitória, no Robertão, em Serra, na final disputada em jogo único. Breno fez o gol do título, aos 13 minutos do segundo tempo.
Esta foi a segunda edição da Copa Espírito Santo Sub-13. Na primeira, realizada em 2024, o Porto Vitória foi o campeão, batendo o Aster na final, e a Desportiva foi semifinalista.
“Estou muito feliz. Fui campeão da Copa ES, fazendo o gol do título na final. Já tinha dois Estaduais pelo Porto Vitória, quando eu jogava lá. Então, estou muito feliz, é muito gratificante, é meu terceiro título da Federação com 13 anos”, comemorou Breno.
Como foi a campanha grená
O “Expressinho Grená” foi o terceiro colocado na fase de classificação, com quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas. A melhor campanha foi do Porto Vitória, com sete vitórias e três empates, seguido pelo Ibiraçu, que venceu sete jogos, empatou um e perdeu dois.
Nas semifinais, a Desportiva eliminou o Ibiraçu, com empate em 2 a 2 no jogo de ida e vitória por 2 a 0, fora de casa, na partida de volta. Já o Porto passou pelo Doze com duas vitórias (3 a 0 e 2 a 0).
No sábado, no Robertão, o gol de Breno garantiu a vitória por 1 a 0 e a comemoração grená.
“É muito gratificante participar da Desportiva Ferroviária. Agradeço muito à associação por ter mantido e acreditado na base. A competição foi maravilhosa, nós tivemos dois duelos contra o Porto Vitória na primeira fase e foram dois empates. E agora fomos coroados na final com essa vitória, com esse golaço do Breno. E agradecer também aos atletas e aos pais, que acreditam no nosso trabalho. A gente trabalha com muita humildade, com muita perseverança, e a gente acredita que se a Desportiva continuar com a base vai longe”, destacou o técnico da Desportiva, Haroldo Giovanne.
Porto Vitória levanta mais uma taça
O Porto Vitória ficou com o vice-campeonato da Copa Espírito Santo na categoria sub-13, mas não saiu do Robertão de mãos abanando.
Antes de a bola rolar para a decisão sub-13, o Porto Vitória conquistou o título da Copa ES na categoria sub-11 com vitória por 3 a 1 sobre o Aster, também no Robertão, em Serra.
Assim, o Verdão fecha a temporada 2025 com três títulos da Copa Espírito Santo na base: venceu o sub-11, sub-15 e o sub-17.
O Porto começou a partida com tudo, abrindo o placar logo aos cinco minutos, com um golaço de Lucayan, de muito longe, encobrindo o goleiro. Lucayan também fez o segundo, cobrando falta aos 16.
O Aster Brasil conseguiu diminuir aos seis minutos do segundo tempo, com cobrança de falta de Miguel Marins, que contou com desvio da barreira. Mas a equipe auriverde ainda marcou o terceiro, já nos minutos finais, com Calebe.
“Foi muito legal fazer esses dois gols na final e ser campeão porque do outro lado também tinha minha ex-equipe e, em todo o campeonato, eu joguei bem”, comemorou Lucayan, artilheiro da partida.
Porto Vitória e Aster Brasil também decidiram a Copa ES Sub-11, no ano passado, e o Estadual Sub-11, de 2025, todos com títulos do Porto.
Com essa conquista, o Verdão continua sendo o único campeão da história da Copa ES Sub-11, que teve sua primeira edição em 2024, e do Estadual Sub-11, que começou a ser realizado em 2022.
Veja os campeões da Copa ES em 2025:
Sub-11
- Campeão: Porto Vitória
- Vice-campeão: Aster
Sub-13:
- Campeão: Despotiva Ferroviária
- Vice-campeão: Porto Vitória
Sub-15
- Campeão: Porto Vitória
- Vice-campeão: RP Academy
Sub-17
- Campeão: Porto Vitória
- Vice-campeão: Desportiva Ferroviária
Profissional
- Campeão: Vitória
- Vice-campeão: Porto Vitória



