Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A sexta rodada do Capixabão 2026 começou com um empate em 0 a 0 entre Desportiva Ferroviária e Porto Vitória, na tarde deste sábado (31), no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica.

Um resultado frustrante, principalmente, para a Desportiva, que teve um jogador a mais desde os 30 minutos do primeiro tempo, quando o atacante Victor Rangel, do Porto Vitória, foi expulso após acertar uma cotovelada no rosto do zagueiro Vinícius, da Desportiva, em disputa pela bola no meio de campo.

Apesar de manter a posse de bola no segundo tempo, a equipe grená não encontrou maneiras de superar o goleiro Rafael Mariano, que fez sua primeira partida no Capixabão 2026.

O camisa 1 do Porto Vitória, novidade na escalação, foi eleito o melhor jogador da partida na transmissão ao vivo da TV Vitória/Record, em parceria com a TVE e com a Federação de Futebol do Espírito Santo.

Desportiva empata pela segunda rodada seguida

O empate com o Porto Vitória foi o segundo seguido da Desportiva, que vinha de um empate em 1 a 1 com o Rio Branco, também no Araripe.

Com o resultado deste sábado, a Locomotiva chegou aos oito pontos, na quinta colocação, mas pode perder posições até o final da rodada.

Porto Vitória não vence há cinco rodadas

Do outro lado, o Porto Vitória completou cinco rodadas sem vencer no Capixabão. Após estrear com vitória por 2 a 0 sobre o Capixaba, o time empatou com Vitória (1 a 1) e Forte (0 a 0), perdeu para o Rio Branco (1 a 0) e empatou com Rio Branco/VN (2 a 2) e Desportiva.

Com sete pontos, o “Verdão” pode terminar a sexta rodada na zona de rebaixamento.

Como foi o jogo

A Desportiva tentou dominar a partida mantendo a posse de bola. Com marcação avançada e fazendo transições com o capitão Mariano e o lateral Willian Simões. Enquanto isso, o Porto apostava nas bolas longas entre a defesa, com bons lançamentos do lateral-direito Kellyton, e os atacantes Luiz Henrique e Victor Rangel, além do meia Matheus Firmino.

Aos 28 minutos do primeiro tempo, no entanto, Victor Rangel, ex-jogador da Desportiva, abriu os braços em disputa de bola com Vinicius e atingiu com o cotovelo o rosto do camisa 4 da Desportiva. O árbitro Jhonn Alif deu cartão amarelo. Mas, após revisão do VAR, expulsou o jogador do Porto Vitória.

Mesmo com um jogador a menos, o Porto Vitória teve as melhores chances do primeiro tempo, mas sem balançar as redes.

Capixabão 2026: Desportiva x Porto Vitória. Estádio Engenheiro Araripe, 31/01/2026
(Foto: Thiago Soares/Folha Vitória)

No segundo tempo, o “Verdão da Capital” se fechou na defesa e a Desportiva teve dificuldades para furar a retranca adversária.

Novamente, a melhor chance da partida foi do Porto. Já nos acréscimos, Pedro Felipe partiu em contra-ataque e lançou Josué, na ponta esquerda, que parou em ótima defesa do goleiro Zanette.

DESPORTIVA 0 X 0 PORTO VITÓRIA

DESPORTIVA: Zanette; Jairo, Janelson (Jhonatan), Vinicius e Willian Simões; Ruan (Yan), Mariano e Jorge; Romanelli (Kayki), Tiago Moura (Rodriguinho) e Gilberto (Lekinho). Técnico: Rodrigo César

PORTO VITÓRIA: Rafael Mariano; Kellyton; João Victor, Matheus Guedes e Lucas Pires; Matheusão, Leo Baiano e Matheus Firmino (Pedro Felipe); Wesllen (Maurício), Luiz Henrique (Josué) e Victor Rangel. Técnico: João Burse

ÁRBITRO: Jhon Alif Maciel

CARTÃO VERMELHO: Victor Rangel

RENDA: R$ 19.900,00

PÚBLICO: 1.161 torcedores

LOCAL: estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica

Bernardo Mont'Mor *

Estagiário

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), apaixonado por esportes e estagiário no jornal Folha Vitória

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), apaixonado por esportes e estagiário no jornal Folha Vitória

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024