A Desportiva Ferroviária será o terceiro representante do futebol capixaba na Copa do Brasil de 2026. A confirmação saiu na tarde desta segunda-feira (6), de forma oficial, após comunicado da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES).
As mudanças no calendário do futebol brasileiro anunciadas pela CBF na semana passada tiveram consequências diretas no futebol capixaba. Entre elas, o aumento no número de participantes do Espírito Santo nas competições nacionais em 2026.
Assim, o Estado terá Rio Branco, Porto Vitória e Desportiva na edição do ano que vem da Copa do Brasil.
“Recebemos a confirmação da Federação de Futebol e sim, vamos jogar a Copa do Brasil do próximo ano”, afirmou o CEO da Desportiva, Gabriel Venturim.
Desportiva se classifica via Capixabão
A classificação para a Copa do Brasil do ano que vem acontece via Capixabão. Até então, o futebol capixaba tinha direito a duas vagas, que ficavam com os dois finalistas do Estadual.
Por isso, Rio Branco e Porto Vitória, atual campeão e vice estadual, respectivamente, garantiram suas vagas desde o primeiro semestre da temporada.
Com o aumento no número de participantes, o Espírito Santo ganhou uma terceira vaga, que ainda não tinha “dono” até esta segunda-feira, quando a FES, após diretrizes da CBF, bateu o martelo e manteve o critério de classificação via Capixabão. Assim, a vaga fica com a Desportiva, que foi semifinalista e terminou na terceira colocação.
Dúvida sobre a terceira vaga na Série D
Assim como na Copa do Brasil, o futebol capixaba também ganhou uma terceira vaga na Série D do Brasileiro de 2026.
O dono da vaga, porém, ainda não está confirmado. Após as mudanças anunciadas pela CBF, há um primeiro entendimento de que a vaga deve ser o ranking de clubes da CBF. Neste caso, o Real Noroeste é o melhor colocado no ranking da CBF, na 78ª colocação, e jogaria a competição nacional em 2026. Entretanto, a FES ainda aguarda diretrizes da CBF para confirmar a classificação do time de Águia Branca.
Rio Branco e Porto Vitória na Copa Verde
Já para a Copa Verde, os representantes capixabas serão Rio Branco e Porto Vitória, via Capixabão. A competição será disputada como Copa Centro-Oeste e Copa Norte nas primeiras fases até as semifinais.
Os times do ESpírito Santo disputam a Copa Centro-Oeste. Os campeões da Copa Centro-Oeste e da Copa Norte se enfrentam na final da Copa Verde, em jogos de ida e volta. As duas equipes garantem vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte.
Veja os times do ES nas competições nacionais em 2026
Série D de 2026
- Rio Branco (via Série D de 2025)
- Vitória (via Copa Espírito Santo)
- Real Noroeste* (via ranking de clubes da CBF)
Copa do Brasil de 2026
- Rio Branco (via Capixabão)
- Porto Vitória (via Capixabão)
- Desportiva (via Capixabão)
Copa Verde 2026
- Rio Branco (via Capixabão)
- Porto Vitória (via Capixabão)
*Aguardando confirmação da FES