
Um comunicado oficial divulgado pela Associação Desportiva Ferroviária na última terça-feira (18) mexeu com os bastidores do futebol capixaba e provocou reações nos envolvidos com a transformação da Desportiva Ferroviária em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
O clube associativo publicou uma nota, no dia 18 de novembro, informando uma troca no grupo que comanda o processo de transição para SAF.
De acordo com a publicação feita pela associação grená, a Tiva Investimentos S.A., que vinha tocando o processo, daria lugar à Vitória Cup, empresa que realizou o torneio de mesmo nome em julho deste ano, na Grande Vitória.
A informação, no entanto, não foi confirmada nem por representantes da Tiva Investimentos S.A., que tem o ex-atacante Sávio como um dos investidores, nem pela Vitória Cup.
Leia o comunicado oficial da Desportiva sobre a SAF:
“A Associação Desportiva Ferroviária (ADF) comunica oficialmente à imprensa, torcedores e público em geral a atualização do processo de constituição de sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Comunicado Oficial da Desportiva Ferroviária
Após uma reconfiguração estratégica do projeto SAF em reunião com um representante da Tiva Investimentos S.A, ocorrida no último sábado (15), a ADF comunica que a empresa Vitória CUP assumirá o futebol e dará sequência à formulação da Desportiva SAF.
Neste momento, a ADV faz questão de expressar seu profundo reconhecimento e agradecer a Tiva Investimentos S.A. por todo o investimento dedicado à construção de uma Desportiva forte e competitiva. Aos tabus quebrados e à conquista da vaga para a Copa do Brasil 2026, através do trabalho feito, temos novos olhares para a sequência do trabalho.
O planejamento esportivo e a rotina do clube seguem inalterados e a todo vapor:
Os trabalhos de planejamento e formação do elenco profissional para a participação nas competições de 2026 estão sob o comando integral da Associação Desportiva Ferroviária (ADF) desde julho deste ano, juntamente com o técnico Rodrigo César. As categorias de base da Desportiva Ferroviária seguem ativas e em destaque, disputando atualmente as semifinais da Copa ES, um reflexo do nosso foco contínuo na formação de atletas.
A Associação Desportiva Ferroviária reitera seu compromisso com a transparência. Qualquer atualização sobre a situação da constituição da SAF será informada exclusivamente por meio dos canais oficiais do clube.”
Troca de gestores fica sem confirmação
Procurado pela reportagem do Folha Vitória após a nota oficial divulgada pelo clube associativo da Desportiva, um dos sócios da Tiva Investimentos S.A., Gabriel Venturim, que vinha atuando como CEO do modelo de implantação da nova SAF grená, não confirmou a saída do grupo da negociação.
“Não iremos comunicar nada por enquanto”, resumiu Venturim, sem se aprofundar na questão.
A reportagem também ouviu representantes da empresa Vitória Cup. E apesar da confirmação de que o grupo tem interesse em assumir o processo de constituição da SAF na Desportiva, também não houve confirmação de que a troca está 100% acertada, pois não existe ainda um novo contrato assinado entre as partes.
Já a Associação Desportiva Ferroviária foi procurada pela reportagem para saber se houve precipitação na divulgação da nota oficial no dia 18. Entretanto, a assessoria de imprensa do clube afirmou que “qualquer atualização será feita pelos canais oficiais do clube.”
Desportiva assinou proposta de R$ 116 milhões
A associação da Desportiva assinou proposta vinculante com a Tiva Investimentos em março do ano passado. O valor foi de R$ 116 milhões, por 10 anos.
Desde então, havia a expectativa pelos passos finais para a constituição da SAF da Desportiva, com assinatura dos contratos e o registro do novo CNPJ na Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) e na CBF, o que ainda não aconteceu.
Com a nota oficial divulgada na terça-feira, o processo passaria para as mãos da empresa Vitória Cup a partir de agora.
Desportiva anuncia contratação
Com o sem o processo de SAF em andamento, a Desportiva segue com a formação do elenco para a temporada de 2026, na qual o time grená vai jogar a Copa do Brasil, além do Capixabão e da Copa Espírito Santo.
Nesta sexta-feira (21), o clube anunciou a contratação do volante Tenner, 27 anos. Ele já defendeu a Desportiva em 2023. Durante a semana, também foi anunciada a renovação com o meio-campista Alex Galo, que passou por cirurgia e passou três meses em processo intenso de recuperação.