Capixabão 2026: Vitória x Desportiva. Estádio Salvador Costa 24/01/2026
Tiago Moura manda a bola para as redes e comemora após abrir o placar (Foto: Henrique Montovanelli/FES)

Vaiada pela sua torcida dentro de casa após perder para o Vilavelhense de virada na terça-feira (20), a Desportiva Ferroviária reagiu e vai terminar a quarta rodada do Capixabão 2026 no G-4.

A mudança de ares veio com triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória, no clássico realizado na noite deste sábado (24), no estádio Salvador Costa, em Vitória.

Com o resultado, a Desportiva saltou da sétima para a terceira colocação na tabela, com seis pontos, podendo perder ainda uma posição até o final da rodada.

Já o Vitória perdeu a invencibilidade e a liderança do campeonato. O time alvianil tem sete pontos e foi ultrapassado na tabela pelo Rio Branco, que também tem sete pontos, mas leva vantagem no saldo de gols.

Como foi o jogo

Pressionada após perder para o Vila e enfrentando crise também fora de campo, com dificuldade para manter os salários em dia, a Desportiva surpreendeu no clássico e começou com tudo.

O atacante Tiago Moura abriu o placar aos 10 minutos, após rebatida do goleiro Paulo Henrique.

Aos 20, o meio-campista Jorge Mendes arriscou um chute de longe e se deu bem, ampliando o placar para 2 a 0.

O Vitória parecia perdido em campo e se complicou de vez com a expulsão do volante Jonata, aos 25, por chutar um adversário.

Capixabão 2026: Vitória x Desportiva. Estádio Salvador Costa

24/01/2026
Jonata recebe cartão vermelho e deixa o Vitória com um a menos no 1º tempo (Foto: Henrique Montovanelli/FES)

A Desportiva ainda teve um pênalti a seu favor marcado após Gilberto ser derrubado por Abuda na área alvianil. Após revisão no VAR, no entanto, o árbitro retirou a penalidade.

No segundo tempo, Patrick perdeu a melhor chance do Vitória, cabeceando por cima da trave logo aos seis minutos. E Jhonatan desperdiçou a chance de ampliar o placar para a Desportiva, aos 48, chutando pra fora.

VITÓRIA 0 X 2 DESPORTIVA

VITÓRIA: Paulo Henrique; Foguete, Roberto Júnior, Abuda e Magatão; Jonata, Thiago Ramos (Gualberto), Carlos Vitor (Canário); João Paulo (Vinicius), Tonoli (Cezini) e Patrick (Alexsandro). Técnico: Rafael Soriano

DESPORTIVA: Zanette; Jairo, Janelson, Vinicius e Simões; Ruan (Yan), Mariano, Jorge Mendes (Jhonatan), Romanelli (Vinicius); Tiago Moura (Rodriguinho) e Gilberto (Kevin). Técnico: Rodrigo César

GOLS: primeiro tempo — Tiago Moura, aos 10 minutos, Jorge Mendes, aos 20

ÁRBITRO: Igor Borges Luz

CARTÃO VERMELHO: Jonata

RENDA E PÚBLICO: não disponíveis

LOCAL: estádio Salvador Costa, em Vitória

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024