Thiago Moura comemorando o terceiro gol da Desportiva. Foto: Alef Jordan/Capixaba Esporte
Thiago Moura comemorando o terceiro gol da Desportiva. Foto: Alef Jordan/Capixaba Esporte

A Desportiva venceu por 3 a 1 o Rio Branco de Venda Nova pela 1ª rodada do Capixabão 2026 na noite desta terça-feira (13) no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, e vai dormir na liderança do campeonato.

A locomotiva grená chegou a sair atrás no placar, com gol de Diego, mas conseguiu a virada ainda no primeiro tempo, com gols de Lekinho e Gilberto. O time da casa ampliou e fechou a conta após gol de pênalti de Thiago Moura.

Com o resultado, a Desportiva assume a liderança da fase de classificação, com três pontos conquistados. Após o empate entre Rio Branco e Serra mais cedo, ambos aparecem em segundo com um ponto cada. O Rio Branco de Venda Nova fecha o dia na última colocação, com zero pontos e -2 de saldo.

Lekinho marcou gol do empate da Desportiva contra o Rio Branco VNI
Lekinho marcou o gol de empate da Desportiva. Foto: Alef Jordan/Capixaba Esporte

Nesta quarta (14), Vitória x Vilavelhense, às 19h, e Porto Vitória x Capixaba, às 21h30, dão sequência na 1ª rodada do Capixabão. A rodada se encerra na quinta (15), no jogo entre Real Noroeste x Forte, às 19h.

Como foi o jogo

O jogo começou animado, com chances para os dois lados. Logo aos 12 minutos, o Rio Branco de Venda Nova abriu o placar com gol de Diego. Em bola parada lançada na área por Emerson, o zagueirão subiu mais alto que a defesa grená e cabeceou para o gol.

Comemoração do Rio Branco de Venda Nova no gol de Diego. Foto: @jacare_futfotografias/Rio Branco VNI

Mas a festa polenteira não durou muito no Araripe. Cinco minutos depois, a Desportiva arrancou o empate com Lekinho. O atacante recebeu passe de Thiago Moura, entrou na área e tirou do goleiro para fazer 1 a 1.

Ainda na primeira etapa, os dois times precisaram fazer substituições por lesão, com as saídas de Maicon (Rio Branco VNI) e Lekinho (Desportiva), para as entradas de Lucas e Gilberto.

A virada da Desportiva veio aos 35 minutos justamente com o jogador que saiu do banco de reservas. Após Yan de Jesus arrancar com a bola no meio e chutar forte, o goleiro Harrison rebateu para o meio da área e Gilberto tocou no cantinho no rebote, fazendo 2 a 1.

Gilberto fez gol da virada da Desportiva contra o Rio Branco VN
Gilberto saiu do banco e fez o gol da virada no primeiro tempo. Foto: Alef Jordan/Capixaba Esporte

Na segunda etapa, a Desportiva seguiu dominante e, aos 22 minutos, acertou a trave com chute de Jorge de fora da área. Na sequência do mesmo lance, Júlio cometeu pênalti em cima de Jhonatan. A cobrança foi convertida por Thiago Moura: 3 a 1.

A Tiva ainda teve a chance de ampliar aos 38 minutos do segundo tempo. O goleiro Harrison errou na saída de jogo e entregou a bola de presente nos pés de Rodriguinho. O jogador grená ajeitou e bateu, mas a bola foi para fora.

O Rio Branco de Venda Nova até ensaiou uma pressão para tentar reagir, mas não foi suficiente para diminuir a desvantagem no placar.

Próximos jogos

Os times voltam a campo na segunda rodada do Capixabão neste final de semana.

A Desportiva vai jogar contra o Serra, no estádio Robertão, às 19h desta sexta-feira (16). Já o Rio Branco de Venda Nova joga em casa, no Olímpio Perim, contra o Real Noroeste, no domingo (18), às 15h.

Todos os jogos do Capixabão 2026 têm transmissão ao vivo pela TVE, na TV aberta e no Youtube. A TV Vitória/Record, em parceria com a TVE, vai transmitir ao vivo todos os jogos dos sábados, às 16h. A novidade vai levar os principais jogos da competição para dentro da casa dos torcedores.

Desportiva 3 x 1 Rio Branco de Venda Nova

DESPORTIVA: Pedro Zanette; Jairo, Vinicius (Lucas Tavares), Wesley, Wilian Simões; Ruan, Mariano (Jorge), Robert; Thiago Moura (Rodriguinho), Yan de Jesus (Jhonatan), Lekinho (Gilberto). Técnico: Rodrigo César.

RIO BRANCO DE VENDA NOVA: Harrison; Jair, Douglas Zielke, Diego, Maicon (Lucas); Jackson, João Torres, Léo Ferraz; Emerson (Júlio), Carlos Eduardo (Biriba), Guilherme. Técnico: Paulinho Guará.

Estatísticas

Finalizações: 11 (5) x 11 (2)
Escanteios: 0 x 5
Faltas cometidas: 14 x 13
Impedimentos: 1 x 0
Cartões amarelos: 2 x 2
(Fonte: Blog ES FC)

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.