Copa Vitória das Comunidades

Do samba para os campos: Imperatriz do Forte busca a nota 10

Referência no Carnaval de Vitória, Imperatriz do Forte também aposta no esporte como instrumento de transformação social

Copa Vitória das Comunidades: Imperatriz do Forte
(Foto: Thiago Soares/Folha Vitória)

Uma vez por ano, a comunidade do Forte São João, em Vitória, tem um motivo e tanto para se encher de orgulho. É a Imperatriz do Forte, responsável por levar um pouco da identidade do bairro para o Sambão do Povo no Carnaval de Vitória.

A ideia de ter na escola um instrumento de transformação social fez com que a diretoria buscasse novas possibilidades. Uma delas, dentro das quatro linhas.

A Imperatriz do Forte é uma das 16 equipes do torneio masculino da Copa Vitória das Comunidades. A equipe está no Grupo A, junto com Galáticos de Sábado, Jabour e Cruz Azul. A estreia foi com empate em 1 a 1 com o Cruz Azul.

Transformação pelo futebol

Presidente da agremiação, Daniel Modesto viu no futebol uma nova possibilidade de dar orgulho à comunidade.

“Estou há dois anos à frente da escola, indo para o terceiro Carnaval, e vi que eu poderia fazer mais, além do Carnaval. Então, decidi botar a escola pra disputar campeonatos e temos a ideia de trazer outros projetos relacionados ao esporte pra dentro da escola”, conta Modesto.

Copa Vitória das Comunidades: Imperatriz do Forte
Daniel Modesto é o presidente da Imperatriz do Forte (Foto: Gabriel Cavalini)

O objetivo, porém, não é só participar. A Imperatriz quer a nota 10 no futebol.

“Montamos a equipe, buscamos outros jogadores e vamos buscar o título da 1ª Divisão”, avisa Modesto.

Clássico do Forte São João

Além da Imperatriz do Forte, o Grêmio do Forte é outro representante da comunidade na Copa Vitória das Comunidades. O tricolor está no Grupo C e estreou com vitória de virada por 2 a 1 sobre o Caçador. Caso avancem, os dois times podem se enfrentar nas semifinais.

Formato de disputa da Copa Vitória das Comunidades

As 16 equipes do torneio masculino da Copa Vitória das Comunidades foram divididas em sorteio em quatro grupos, com quatro times em cada. Na fase de grupos, os times se enfrentam em turno único, dentro dos grupos, e os dois primeiros avançam.

As quartas de final serão decididas em jogo único, com cruzamentos entre os grupos A x B e C x D. As semifinais também acontecem com jogos eliminatórias. A decisão terá os dois vencedores das semifinais, sem vantagem. Em caso de empate, a disputa vai para os pênaltis.

A final será no dia 31 de agosto, no Salvador Costa, às 10 horascom transmissão ao vivo pelo Folha Vitória e pela TV Vitória/Record.

Veja os grupos da Copa Vitória das Comunidades:

  • Grupo A: Galáticos de Sábado, Jabour, Cruz Azul e Imperatriz do Forte
  • Grupo B: Balneário, Bela Vista, Unidos de Maria Ortiz e Terra Brasil
  • Grupo C: Bavi, Caçador, Grêmio do Forte e Motor
  • Grupo D: Trevo, Central City, Estrela e Jockey
Gabriel Cavalini

Repórter

Apaixonado por futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá e produtor de reportagem na TV Vitória desde 2019

Apaixonado por futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá e produtor de reportagem na TV Vitória desde 2019