Representantes do Grupo ALK Capital, empresa líder de gestão nos EUA especializada em investimentos e operações nos setores de esportes e mídia, querem investir em uma SAF no futebol brasileiro e ela pode estar no Espírito Santo.
Donos do Burnley, da Premier League, e do Espanyol, da La Liga, eles vão visitar o Estado nesta semana com o objetivo de mapear o mercado e buscar oportunidades.
Ainda não há um clube específico na mira dos empresários. O Espírito Santo, no entanto, é visto como um local estratégico para crescimento dos negócios do grupo.
Em julho deste ano, o grupo anunciou a compra da maioria do capital do Espanyol por 130 milhões de euros. A empresa já era dona do Burnley desde 2021, quando adquiriu 84% do clube da Premier League por cerca de 200 milhões de euros.
SAF no futebol capixaba
O Rio Branco é a primeira SAF do futebol capixaba. O clube capa-preta oficializou a mudança em 2024 e, já no primeiro ano, conquistou o título do Capixabão.
Em 2025, o Capa-Preta conquistou o bi no Capixabão e está nas oitavas de final da Série D do Brasileiro, buscando o inédito acesso para a Série C em 2026.
A Desportiva Ferroviária, por sua vez, segue no processo de transição para o modelo de SAF, faltando ainda o ajuste e a assinatura de documentos.