
O Espírito Santo conquistou duas medalhas no Campeonato Brasileiro de Judô das categoria sub-13 e sub-15. A competição terminou no domingo (5), em João Pessoa (PB), com os melhores judocas do País nesta faixa etária.
Karoliny de Paula Franco foi campeã brasileira na categoria superligeiro (-36kg) e Daniel Lopes Marianelli Almeida foi vice-campeão brasileiro na meio-leve (-50kg). Ambos na categoria sub-15.
Com os resultados, o Espírito Santo ficou com o sexto lugar geral na classificação do Brasileiro Sub-15, atrás de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Menina-prodígio do judô capixaba
O Espírito Santo viajou para João Pessoa com 34 atletas e com algumas esperanças de pódio E garantiu as suas duas medalhas na sexta-feira (3).
Karoliny Franco conquistou o ouro no superligeiro sub-15. Na final, ela venceu Naomi Sheridan, de São Paulo.
“Foi uma sensação única porque faz três anos que eu tô tentando conquistar esta medalha. Na primeira vez, fiquei em quinto. No ano passado, perdi na semifinal e fique em terceiro lugar. Agora, conseguir ser campeã”, comemora Karol.
E também garantiu vaga no Pan-Americano em Lima, no Peru, no início de dezembro.
“Vai ser a minha segunda participação em um Pan-Americano. Em 2023, eu fui vice-campeã. E neste ano eu vou com mais garra pra conseguir ser campeã”, conta a campeã brasileira.
Antes, Karoliny tem pela frente os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), principal competição escolar do Brasil para atletas até 14 anos. A competição acontece em Uberlândia (MG) e a capixaba vai competir no judô e no wrestling.
Karol faz 13 anos na próxima quinta-feira (9). E é considerada uma menina-prodígio do judô capixaba.
“A categoria sub-15 tem atletas de 13 e 14 anos. Então, este foi o primeiro ano dela na categoria e ela já ganhou! No ano que vem, podemos ter a Karol como bicampeã brasileira! Em 2023, ela foi vice no Pan-Americano. Ela é fenomenal. Tem praticamente só quatro anos de modalidade”, destacou o sensei Derick Marianelli Almeida, treinador dela.
Daniel sobe ao pódio e garante vaga no Pan
Vice-campeão brasileiro regional em 2025, Daniel Lopes Marianelli Almeida foi o segundo judoca do Estado e subir no pódio no Campeonato Brasileiro da categoria sub-15 em João Pessoa.
Daniel ficou com a medalha de prata na categoria meio-leve (-50kg). O ouro foi para Enzo Souza, do Rio de Janeiro.
“Foi uma conquista bacana. Conseguir ficar em segundo depois de três anos sendo terceiro colocado. Também consegui classificar para o Pan-Americano Sub-15 e o nível sobe muito mais. Vou treinar muito pra esta competição”, garantiu Daniel.
Em 2023, Daniel e Karol viajaram juntos para o Pan-Americano da categoria sub-13. Na ocasião, Daniel foi campeão da categoria e Karoliny ficou com o vice-campeonato.