Judô

Dupla do ES é medalhista no Brasileiro de Judô e vai para o Pan-Americano

Dois judocas do Espírito Santo conquistaram medalhas no Campeonato Brasileiro Sub-15, em João Pessoa (PB)

Leitura: 3 Minutos
Karoliny Franco e Daniel Marianelli Almeida. Judocas do ES no Campeonato Brasileiro de Judô Sub-15. João Pessoa (PB). 03/10/2025
Karolini Franco e Daniel Almeida conquistaram medalhas no Brasileiro (Fotos: Acervo pessoal)

O Espírito Santo conquistou duas medalhas no Campeonato Brasileiro de Judô das categoria sub-13 e sub-15. A competição terminou no domingo (5), em João Pessoa (PB), com os melhores judocas do País nesta faixa etária.

Karoliny de Paula Franco foi campeã brasileira na categoria superligeiro (-36kg) e Daniel Lopes Marianelli Almeida foi vice-campeão brasileiro na meio-leve (-50kg). Ambos na categoria sub-15.

Com os resultados, o Espírito Santo ficou com o sexto lugar geral na classificação do Brasileiro Sub-15, atrás de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Menina-prodígio do judô capixaba

O Espírito Santo viajou para João Pessoa com 34 atletas e com algumas esperanças de pódio E garantiu as suas duas medalhas na sexta-feira (3).

Karoliny Franco conquistou o ouro no superligeiro sub-15. Na final, ela venceu Naomi Sheridan, de São Paulo.

Karoliny Franco no Campeonato Brasileiro de Judô Sub-15. João Pessoa (PB). 03/10/2025
(Foto: Acervo pessoal)

“Foi uma sensação única porque faz três anos que eu tô tentando conquistar esta medalha. Na primeira vez, fiquei em quinto. No ano passado, perdi na semifinal e fique em terceiro lugar. Agora, conseguir ser campeã”, comemora Karol.

E também garantiu vaga no Pan-Americano em Lima, no Peru, no início de dezembro.

“Vai ser a minha segunda participação em um Pan-Americano. Em 2023, eu fui vice-campeã. E neste ano eu vou com mais garra pra conseguir ser campeã”, conta a campeã brasileira.

Antes, Karoliny tem pela frente os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), principal competição escolar do Brasil para atletas até 14 anos. A competição acontece em Uberlândia (MG) e a capixaba vai competir no judô e no wrestling.

Karol faz 13 anos na próxima quinta-feira (9). E é considerada uma menina-prodígio do judô capixaba.

“A categoria sub-15 tem atletas de 13 e 14 anos. Então, este foi o primeiro ano dela na categoria e ela já ganhou! No ano que vem, podemos ter a Karol como bicampeã brasileira! Em 2023, ela foi vice no Pan-Americano. Ela é fenomenal. Tem praticamente só quatro anos de modalidade”, destacou o sensei Derick Marianelli Almeida, treinador dela.

Daniel sobe ao pódio e garante vaga no Pan

Vice-campeão brasileiro regional em 2025, Daniel Lopes Marianelli Almeida foi o segundo judoca do Estado e subir no pódio no Campeonato Brasileiro da categoria sub-15 em João Pessoa.

Daniel Lopes Marianelli Almeida no Campeonato Brasileiro de Judô Sub-15. João Pessoa (PB). 03/10/2025
(Foto: Acervo pessoal)

Daniel ficou com a medalha de prata na categoria meio-leve (-50kg). O ouro foi para Enzo Souza, do Rio de Janeiro.

“Foi uma conquista bacana. Conseguir ficar em segundo depois de três anos sendo terceiro colocado. Também consegui classificar para o Pan-Americano Sub-15 e o nível sobe muito mais. Vou treinar muito pra esta competição”, garantiu Daniel.

Em 2023, Daniel e Karol viajaram juntos para o Pan-Americano da categoria sub-13. Na ocasião, Daniel foi campeão da categoria e Karoliny ficou com o vice-campeonato.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024