O Serra vai voltar à elite do futebol capixaba como campeão da Série B do Capixabão. O Cobra Cobral conquistou o título no final da tarde deste sábado (11), com vitória por 1 a 0 sobre o Forte, de Castelo, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.
A final foi disputada em jogo único e o tricolor serrano levou a melhor. João Paulo, de pênalti, fez o gol do título.
Este é o terceiro título do Serra na Série B do Capixabão (1997, 2017 e 2025). O clube ainda tem na sua galeria as seis conquistas do Capixabão (1999, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2018) e o título da Copa Espírito Santo de 2023.
Além do troféu de campeã, o Serra garantiu também premiação de R$ 40 mil com o título da Série B. Vice-campeão, o Forte levou R$ 25 mil de premiação.
Serra e Forte vão jogar o Capixabão em 2026
Finalistas da Série B, Serra e Forte vão jogar o Capixabão em 2026. Enquanto o Cobra Cobral retorna após ser rebaixado em 2024, o Forte vai fazer a sua estreia na divisão principal do futebol capixaba.
Os dois clubes se juntam a Rio Branco (atual bicampeão), Porto Vitória, Desportiva Ferroviária, Vitória, Real Noroeste, Rio Branco de Venda Nova, Vilavelhense e Capixaba.
Veja quem vai jogar o Capixabão 2026:
- Capixaba
- Desportiva Ferroviária
- Forte
- Porto Vitória
- Real Noroeste
- Rio Branco
- Rio Branco/VN
- Serra
- Vilavelhense
- Vitória
Como foi o jogo
O Serra entrou na Série B disposto a garantir o seu retorno ao Capixabão. Para isso, contou com a base do time do Vitória, que conquistou o título da Copa Espírito Santo no início de agosto.
A estratégia deu certo. O Serra foi o melhor time da fase de classificação, com 18 pontos. Foram seis vitórias e uma derrota na campanha. Na semifinal, o tricolor serrano eliminou o Linhares, com vitória fora de casa por 2 a 0 e vitória em casa por 3 a 2. Na decisão, bateu o Forte por 1 a 0.
A final teve um primeiro equilibrado, no qual o lance que gerou mais emoção foi uma revisão do VAR sobre um possível pênalti a favor do Forte, aos 19 minutos. No entanto, a arbitragem entendeu que não houve toque de mão do zagueiro Kaká e o jogo continuou.
No segundo tempo, o Serra teve um pênalti a seu favor quando a bola bateu na mão de Darlan dentro da área do Forte. João Paulo bateu o pênalti e fez o gol da vitória serrana, aos 24 minutos.
Serra 1 x 0 Forte
SERRA: Camilatto; Foguete, Kaká, Abuda e Magatão; Jonata, Thiago Ramos (Cezini), Arthur (Knupp), Carlos Vitor; João Paulo, Vinicius (Tony). Técnico: Rafael Soriano
FORTE: Barto; Jhonatan (Bryan), Caio, Dos Santos e Riquelme; Everson Ribeiro, Darlan (Gabriel Jordan), Franklin (Dodô); Juninho Tardelli, Gianlucas (Bismarqui), Hugo (Matheus Nobre). Técnico: Zé Humberto
GOL: segundo tempo — João Paulo, ao 24 minutos]
ÁRBITRO: Jorge Knaak (CBF)
RENDA E PÚBLICO: não disponíveis
LOCAL: estádio Kleber Andrade, em Cariacica