Esportes

Em alta, Palmeiras fatura com dez novas lojas abertas apenas neste ano

Em alta, Palmeiras fatura com dez novas lojas abertas apenas neste ano Em alta, Palmeiras fatura com dez novas lojas abertas apenas neste ano Em alta, Palmeiras fatura com dez novas lojas abertas apenas neste ano Em alta, Palmeiras fatura com dez novas lojas abertas apenas neste ano

São Paulo – A cozinheira Elisabeth Tenório não pensou duas vezes na hora de escolher o presente do 36º aniversário do marido, o açougueiro Maurílio Lopes. Ela decidiu comprar uma camisa do Palmeiras. Fez contas, ajeitou o orçamento e optou por um modelo mais casual, diferente do uniforme tradicional, para aumentar a coleção do companheiro de 14 anos de casamento. “Acertei em cheio. Ele adorou. Qualquer coisa que eu dê do Palmeiras não tem erro”, brinca Elisabeth.

Nem a crise econômica no País impede os torcedores do Palmeiras de adquirirem os produtos do time. O movimento é exatamente o contrário. As lojas do clube verificam aumento nas vendas, impulsionado, em grande parte, pelos resultados recentes da equipe dentro de campo. O Palmeiras é o atual campeão da Copa do Brasil e lidera o Campeonato Brasileiro com três pontos de vantagem sobre o Flamengo. A boa fase do Palmeiras faz com que a crise não atinja o bolso do torcedor.

“Não podemos negar a crise. O País vive um momento difícil. Mas, quando o time está bem, o torcedor não deixa de comprar. Ele faz um planejamento, reduz o número de itens, mas não deixa de lado sua paixão”, diz Tullio Formicola Filho, diretor-executivo da Meltex Franchising, administradora das lojas do Palmeiras, Santos e Fluminense.

A rede abriu dez lojas do clube só neste ano – ao todo, já são 30. Além disso, registra faturamento 15% superior em relação a 2015 na venda de chaveiros, roupas, vestuário, acessórios, bazar e itens de cama, mesa e banho. Em relação ao Santos e Fluminense, o crescimento é menor: foram duas novas lojas do Santos e uma do Fluminense. “Não há dúvida de que a paixão e as conquistas recentes do Palmeiras impulsionam esse consumo”, diz Tulio.

A empresa não divulga os valores absolutos das vendas. Também não revela a fatia que cabe ao Palmeiras em cada produto comercializado. Os benefícios para a saúde do clube, porém, são diretos. Em quase três anos, os associados do Avanti, programa de fidelidade do Palmeiras, gastaram mais de R$ 4 milhões em produtos das lojas franqueadas. Entre 2014 e julho de 2016, cerca de 21 mil sócios-torcedores compraram adereços oficiais nas lojas do time.

MULHERES – O carro-chefe das vendas é a camisa oficial, que corresponde a 50% dos negócios. Os produtos voltados para o público feminino também têm curva ascendente e reafirmam tendência: as mulheres estão cada vez envolvidas com o futebol. Para estreitar a relação com o torcedor e estimular o consumo, as lojas do Palmeiras já realizaram desde 2014, ano do seu centenário, mais de 200 eventos, entre sessões de autógrafos, lançamentos de livros e materiais esportivos, com craques do passado, atletas do elenco ou personalidades do clube.

BATENTE – O elenco do Palmeiras folgou no último domingo e volta aos treinos nesta segunda-feira à tarde, na Academia de Futebol, visando o clássico de quarta-feira com o São Paulo, às 21h45, no Allianz Parque.