Superação

Em casa, Geovani Silva publica vídeo de agradecimento após retirada de sonda

O ex-jogador apareceu falando pela primeira vez, ainda debilitado pelo período de internação, Geovani evitava falar por conta da traqueostomia

Leitura: 3 Minutos
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Geovani Silva, ídolo do Vasco e da Desportiva, publicou nesta quinta-feira (4) um vídeo em que agradece aos cuidados médicos após retirada de sonda.

O ex-jogador apareceu falando pela primeira vez, ainda debilitado pelo período de internação. Geovani evitava falar por conta da cirurgia de traqueostomia, o que mudou nesta quinta.

“Primeiro quero agradecer a Deus por mais uma vitória que tive hoje. Tirei aqueles fios todos que atrapalham, deixam a gente às vezes até sem voz. O tratamento foi feito. Um agradecimento especial à doutora Bárbara e doutora Aline, que têm cuidado de mim, e Deus está sempre no controle”, disse o ex-jogador.

Geovani Silva recebeu alta do hospital no dia 5 de agosto, após quase dois meses internado por  conta de paradas cardiorrespiratórias consecutivas. 

Esta foi a segunda internação de Geovani em pouco mais de um ano. Em 2024, ele ficou 24 dias internado, por causa de um quadro de desidratação causado por inflamação e infecção no intestino.

Da Desportiva para o Vasco

Prata da casa da Desportiva Ferroviária, Geovani chegou ao Vasco em 1982. Em 1983, foi campeão, artilheiro e melhor jogador do Mundial Sub-20 com a seleção brasileira.

Geovani Silva, ex-Vasco
(Foto: Reprodução/Instagram @vascodagama)

A medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul-1988 e o título da Copa América de 1989 fizeram com que o meio-campista chamasse a atenção de clubes europeus. Ele se transferiu para o Bologna, da Itália. No exterior, defendeu ainda o Karlsruher, da Alemanha, e o Tigres, do México.

No futebol capixaba, além da Desportiva, clube pelo qual foi duas vezes campeão do Capixabão (1980 e 2000), foi também campeão estadual pelo Linhares (1998), pelo Serra (1999) e ainda defendeu Rio Branco, Vilavelhense e Tupy. Aposentou-se em 2002, quando passou a se dedicar à política, sendo eleito deputado estadual no mesmo ano.

Em 2006, Geovani foi diagnosticado com polineuropatia e tumor vertebral, sendo obrigado a andar de cadeira de rodas por 11 meses. É uma doença que ataca os nervos e os músculos da perna.

No final de 2007, recuperou parte de sua movimentação normal e passou a andar com o auxílio de muletas. Em 2012, anunciou que estava totalmente curado.

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.