Copa Toyota. Copa Intercontinental. Mundial de Clubes 1981 Flamengo x Liverpool
Zico com o troféu de campeão mundial com o Flamengo em 1981 (Foto: Reprodução)

O hit “Em dezembro de 1981” foi lançado pela torcida do Flamengo em 2019 e, desde então, é cantado por rubro-negros em todos os jogos. Com melodia da música “Primeiros Erros”, de Kiko Zambianchi, popularizada pelo Capital Inicial, e letra se refere à vitória do Fla por 3 a 0 sobre o Liverpool, no Mundial de Clubes de 1981.

Nesta quarta-feira (17), o Flamengo tem a chance de conquistar o mundo de novo. Para isso, precisa vencer o Paris Saint-Germain, às 14 horas, na final da Copa Intercontinental, no Catar.

Nas arquibancadas do estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, ou em qualquer casa, boteco ou restaurante, uma coisa é certa: os flamenguistas vão cantar bem alto o seu hit. Mas, afinal, o que aconteceu em 1981?

Como era o mundo em 1981

No Esporte

  • Em 13 de dezembro de 1981, no Japão, o Flamengo venceu o Liverpool por 3 a 0, com gols de Nunes (2) e Adílio, conquistando o único título mundial de clube. É a maior conquista da história rubro-negra até hoje e que imortalizou a geração de Zico, Júnior, Leandro, Andrade, Adílio, Nunes & Cia.
  • Ayrton Senna estreou na Fórmula Ford 1600 em março e logo conquistou sua primeira vitória em Brands Hatch, no Reino Unido. Ele sagrou-se campeão da temporada, um marco importante no início de sua carreira internacional, com um total de 12 vitórias no ano. 
  • Em dezembro de 1981, Nelson Piquet já era o campeão mundial de Fórmula 1, tendo conquistado seu primeiro título em outubro daquele ano
  • No vôlei, a seleção brasileira masculina conquistou a medalha de bronze na Copa do Mundo, realizada no Japão. Foi a primeira medalha importante do vôlei masculino do Brasil em competições de grande porte.

No Mundo

  • O mundo vivia o contexto da Guerra Fria. Em dezembro, a Polônia impôs a lei marcial para reprimir o movimento sindical Solidariedade, liderado por Lech Wałęsa.
  • O Brasil ainda estava sob a ditadura militar no Governo Figueiredo, em um período de “abertura lenta e gradual”. O ano foi marcado pelo polêmico Atentado do Riocentro, que expôs a resistência de setores da linha-dura à redemocratização.
  • O papa João Paulo II foi baleado em maio por Mehmet Ali Ağca, na Praça São Pedro, no Vaticano. O Papa sobreviveu após se submeter a uma cirurgia e visitou Mehmet na cadeia, perdoando-o.
Reprodução: Vatican News
  • Em maio, o músico jamaicano de reggae Bob Marley morreu vítima de um câncer que tratava há quatro anos.
  • Em 29 de julho, mais de 700 milhões de pessoas pararam para assistir ao casamento de Charles, príncipe de Gales, com a Lady Diana Spencer, na Catedral de São Paulo, em Londres.
  • O ano de 1981 viu o lançamento de filmes icônicos como Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida” e a consagração de músicas de artistas como Queen e David Bowie
  • Foi o ano em que a AIDS começou a ser diagnosticada e a se espalhar, tornando-se uma das maiores crises de saúde do século.
Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024