
Em confronto que valia a liderança isolada do Capixabão 2026, Vitória e Porto Vitória ficaram no empate por 1 a 1 na tarde deste sábado (17) no estádio Salvador Costa, em Vitória, pela segunda rodada da competição.
A partida teve transmissão ao vivo pela TV Vitória/Record, em parceria com a TVE e a Federação de Futebol do Espírito Santo.
O “Verdão da Capital” abriu o placar com um golaço de Rian Felipe e o Alvianil empatou logo depois com Patrick.
O jogo ainda foi marcado por emoção no último lance. O Vitória chegou a marcar o gol da virada com Vinicius, aos 49 minutos do segundo tempo, mas o lance foi anulado após análise do VAR.
Com o empate em 1 a 1, as duas equipes chegaram aos quatro pontos, mesma pontuação do Serra, que lidera no saldo de gols.
Os três times ainda podem ser ultrapassados pelo Forte, que soma três pontos e joga neste domingo (18) contra o Capixaba, às 18 horas, em Vargem Alta.
Como foi o jogo
O Vitória chegou com perigo logo aos dois minutos, em cobrança de falta de João Paulo. A bola saiu à direita do gol.
Aos 17, o Porto respondeu em lançamento de Matheusão para a área e finalização de Natan Bahia, que bateu no ferro que segura a rede. Com 26 minutos, o Vitória voltou a criar com falta cobrada para a área e cabeçada de Abuda para fora.
A chance mais clara veio aos 30 minutos para o Vitória. Tony fez o passe à frente para Carlos Vitor, que invadiu a área sozinho, mas se desequilibrou na finalização e Aydhan fez a defesa. Aos 41, o centroavante alvianil acertou mais um passe para Tonoli, que cara a cara também parou no goleiro do Porto.
Ainda no final do primeiro tempo, os visitantes reagiram em passe em profundidade para Rian Felipe, que entrou na área e chutou para fora com perigo.
Gols vieram no segundo tempo
No segundo tempo, o Vitória voltou pressionando mais uma vez. Com dois minutos, Patrick recebeu passe em profundidade, levou para o fundo e tocou para João Paulo, que bateu por cima do gol. Depois, o camisa 9 do Vitória fez mais uma boa jogada dentro da área e João Paulo teve outra grande chance, mas chutou para fora.

O Porto Vitória reagiu com um golaço marcado por Rian Felipe em jogada individual aos 13 minutos. O ponta do Verdão ganhou da marcação pelo lado esquerdo do ataque, ajeitou e bateu no ângulo, sem chances de defesa e fazendo 1 a 0 para os “Piratas”.
A comemoração não durou muito e o Vitória já arrancou o empate aos 16. Jonata arrancou pela direita e cruzou na segunda trave, onde Patrick subiu mais alto e tocou de cabeça para fazer 1 a 1.

O Alvianil teve a chance da virada dois minutos depois, após lançamento de Carlos Vitor para Patrick, que ganhou da marcação e parou em Aydhan. No rebote, Tonoli chutou de primeira por cima.
Na sequência, os dois times seguiram tentando, com o Vitória ainda tendo as chances mais claras. Nos minutos finais, Vinicius e Tonoli tiveram chances em chutes de fora da área. O centroavante Patrick também tentou em cruzamento de Foguete, mas a defesa afastou após bate e rebate.
VAR anulou gol da virada do Vitória
No último lance do jogo, o Vitória quase conseguiu a virada heróica. Foguete cruzou da direita, Patrick tocou de cabeça para o meio e, após desvio da defesa, Vinicius completou para o gol.
Após análise do VAR, o árbitro Marcos Felipe Machado marcou toque de mão do atacante alvianil e anulou o gol.
Próximos jogos
O Vitória terá pela frente o clássico contra o Rio Branco no estádio Salvador Costa, mas com mando do capa-preta. A bola rola na quarta-feira (21) a partir das 21 horas.
Já o Porto Vitória encara o time do Forte também na quarta-feira (21), às 18h30, no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica.
Vitória 1 x 1 Porto Vitória
VITÓRIA: Paulo Henrique; Foguete, Roberto Júnior, Abuda (Truyts), Magatão; Jonata (Gualberto), Thiago Ramos (Canário), Carlos Vitor (Vinicius); João Paulo, Tonoli, Tony (Patrick). Técnico: Rafael Soriano.
PORTO VITÓRIA: Aydhan; Kellyton, Reniê, Matheus Guedes, Wesllen; Gama, Matheusão (Henrique Melo), Renato Henrique (João Victor); Natan Bahia (Luiz Henrique), Rian Felipe (Wilians Santana), Victor Rangel (Pedro Felipe). Técnico: João Burse.