Esportes

Empossado na CBF, Del Nero promete aprofundar luta contra Medida Provisória

Empossado na CBF, Del Nero promete aprofundar luta contra Medida Provisória Empossado na CBF, Del Nero promete aprofundar luta contra Medida Provisória Empossado na CBF, Del Nero promete aprofundar luta contra Medida Provisória Empossado na CBF, Del Nero promete aprofundar luta contra Medida Provisória

Rio – O novo presidente da CBF, Marco Polo del Nero, reiterou nesta quinta-feira que a luta para mudar pontos da Medida Provisória que permite o refinanciamento da dívida fiscal dos clubes vai ser ampliada a partir de agora. A comissão do Congresso que irá apreciar o texto da MP e pode propor emendas ainda não foi instalada, mas a CBF já trabalha para fazer valer o interesse da entidade e dos clubes.

“Reunimos os departamentos jurídicos dos clubes. Em conjunto com o da CBF, com os nossos diretores Rogério Caboclo e Walter Feldman, foram apresentados os problemas que havia na MP. Todos concordaram que é preciso fazer ajustes. Todos querem a contrapartida, mas tem que respeitar o direito sagrado da Constituição, a carta magna”, declarou Del Nero, durante coletiva de imprensa, a sua primeira como presidente empossado. “Chegamos à unanimidade de que há necessidade de reparos para que a MP não fira a Constituição Federal.”

O dirigente não fez ponderações sobre quais pontos da MP precisam ser alterados, e evitou dar uma resposta direta quando questionado se era a favor ou contra a limitação dos mandatos de dirigentes – a MP 671 estabelece mandatos máximos de quatro anos, com no máximo uma reeleição. “Não sei, temos que discutir. O tema foi discutido na Fifa e não foi decidido isso lá”, desconversou.

Segundo Del Nero, seu jeito de administrar é ouvindo, não impondo. “Quem sou eu para decidir? Não sou Deus nem tenho vontade de ser professor. Nós temos que ouvir”, insistiu. “Eu quero administrar ouvindo, conversando, discutido abertamente. É muito mais fácil administrar quando se ouve.”

O novo presidente elogiou o trabalho de seu antecessor, José Maria Marin, mas disse que é preciso avançar. “Nós não podemos ficar parados com as glórias da administração do presidente Marin. Nós precisamos caminhar, e muito.”

Sobre a seleção brasileira, o dirigente elogiou o trabalho do técnico Dunga, da principal, e de Alexandre Gallo, que comanda o time olímpico. “Há a necessidade da análise do que acontece no mundo. Nós temos mais para ensinar do que para aprender”, considerou. “O Gallo vem fazendo um trabalho brilhante, e começou quando foi buscar no mundo esses jogadores de 20 anos (que vêm sendo convocados)”.

Como já declarou em outras oportunidades, o novo presidente da CBF se mostrou contrário à mudança de sistema de disputa no Campeonato Brasileiro. “Minha opinião: temos um Campeonato Brasileiro de pontos corridos que anda muita bem e é bem democrático. Talvez com menos emoções que o mata-mata, mas tem emoções até o final do campeonato. No mata-mata é no dia a dia.”