O anúncio do novo calendário do futebol brasileiro mexeu com o futebol capixaba. Com o aumento do número de times na Série D e na Copa do Brasil já para 2026, o Espírito Santo terá mais clubes em competições nacionais.
Até o anúncio das mudanças, feito na quarta-feira (1º), o futebol capixaba teria Rio Branco e Vitória na Série D do ano que vem, além de Rio Branco e Porto Vitória na Copa do Brasil. As participações na Copa Verde ainda dependiam da confirmação da realização do torneio regional em 2026.
Agora, porém, o cenário mudou. O Espírito Santo ganhou uma tericera vaga na Série D e mais uma vaga na Copa do Brasil. E teve duas vagas confirmadas na Copa Verde.
Quem vai jogar as competições nacionais em 2026
Logo após o anúncio da CBF, dirigentes dos clubes começaram a fazer contas, à espera de um pronunciamento oficial da Federação de Futebol (FES) sobre os donos das novas vagas.
Até a manhã desta quinta-feira (2), a FES ainda não bateu o martelo sobre os donos das novas vagas. Procurada pela reportagem do Folha Vitória, a entidade respondeu que está “aguardando as diretrizes técnicas da CBF para que possamos dar os devidos encaminhamentos, já que se tratam de vagas nacionais”.
Para a Série D, estavam classificados o Rio Branco, por causa do título do Capixabão em 2025, e o Vitória, como campeão da Copa Espírito Santo.
Há o entendimento, entre os clubes, de que a terceira vaga pode ficar com o Real Noroeste, via ranking de clubes da CBF — o clube de Águia Branca é o melhor colocado no ranking da CBF, na 78ª colocação.
Já a Copa do Brasil de 2026 terá Rio Branco (campeão do Capixabão 2025), Porto Vitória (vice-campeão do Capixabão 2025) e um terceiro representante. A terceira vaga obedecerá a critérios que ainda serão definidos pela FES.
Copa Verde também tem mudanças
A Copa Verde, que corria o risco de ser extinta, foi mantidade no calendário, mas sofreu mudanças. A competição será disputada como Copa Centro-Oeste e Copa Norte nas primeiras fases até as semifinais.
Dois clubes do Espírito Santo jogarão o torneio regional, participando da Copa Centro-Oeste. Os indicados devem ser Rio Branco e Porto Vitória, finalistas do último Capixabão.
Os campeões da Copa Centro-Oeste e da Copa Norte se enfrentam na final da Copa Verde, em jogos de ida e volta. As duas equipes garantem vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte.
Série D de 2026
- Rio Branco (via Série D de 2025)
- Vitória (via Copa Espírito Santo)
- Real Noroeste* (via ranking de clubes da CBF)
Copa do Brasil de 2026
- Rio Branco (via Capixabão)
- Porto Vitória (via Capixabão)
- 3ª vaga (a definir)
Copa Verde 2026
- Rio Branco (via Capixabão)
- Porto Vitória (via Capixabão)
*Aguardando confirmação da FES