Esportes

Ex-jogadores da base da Desportiva ganharam elogio de Neymar

Pedro Lucas e Léo Leite foram elogiados pelo craque quando jogaram pela Desportiva contra o Santos de Neymar em 2008 no ES

Leitura: 4 Minutos
Léo Leite, elogiado por Neymar, em jogo do sub-17 da Desportiva contra o Santos em 2008. Foto: Reprodução/Instagram @leoleitea
Léo Leite, elogiado por Neymar, em jogo do sub-17 da Desportiva contra o Santos em 2008. Foto: Reprodução/Instagram @leoleitea

Desportiva e Santos disputam um amistoso nesta quinta-feira (10), às 20h, no Kleber Andrade. Há 17 anos, os dois times também se enfrentaram no Espírito Santo, com Neymar em campo, pelas categorias de base. O jogo foi especial para dois jogadores da equipe grená: Pedro Lucas e Léo Leite.

Em 2008, o Santos de Neymar jogou a Copa Nacional do Espírito Santo Sub-17, competição que depois foi renomeada como Copa do Brasil Sub-17. Os atacantes da base da Desportiva na época foram elogiados pelo craque após o jogo entre os times.

A gente sabia que não seria fácil. A Desportiva tem um bom time e muitos bons jogadores, como o Léo Leite e o Pedro Lucas, disse Neymar, em 2008.

De fato, o jogo não foi fácil para o Santos. A partida válida pelas quartas de final do torneio terminou em 2 a 2, com dois gols de Neymar. Pedro Lucas marcou um dos gols para a Desportiva e deu assistência para Martinelli fazer o outro. A disputa foi para os pênaltis e o Peixe venceu a Locomotiva por 4 a 3.

O Santos chegaria à final da competição, tendo ficado com o vice-campeonato ao perder para o Vasco, de Phillipe Coutinho, na decisão. Neymar tinha somente 16 anos, mas já era uma estrela em ascensão, com multa milionária e que despertava interesse de clubes europeus como o Real Madrid.

Ele já era uma grande promessa. Acredito que junto com o Coutinho eram as grandes promessas da base. O menino era diferente. Foi muito maneiro jogar contra ele, comenta Pedro Lucas.

Ainda durante o jogo, os atletas da Desportiva já notavam que estavam diante de um grande jogador. Para Léo Leite, bastou um toque na bola para perceber a genialidade de Neymar.

“Já tinha escutado bastante sobre ele, mas quando vi o primeiro toque que ele deu na bola já víamos que se tratava de um jogador muito diferente. Ali tive a sensação de que se tratava de um jogador que logo depois se destacaria para o mundo inteiro”, avaliou Léo.

Carreira como jogadores

Os atletas tentaram seguir carreira após o torneio em 2008, mas tiveram que abandonar o futebol muito cedo. Léo Leite chegou a atuar profissionalmente pela Desportiva naquele ano, tendo sido campeão da Copa Espírito Santo.

Porém, problemas familiares atrapalharam a sequência da carreira do jogador três anos depois, quando ele estava com 20 anos. Atualmente, ele trabalha no setor da segurança patrimonial da ArcelorMittal Tubarão.

Já Pedro Lucas migrou para as bases de São Paulo e depois Cruzeiro. Ele voltou para a Desportiva, onde disputou o Capixabão profissional e rumou para o sub-20 do Vasco, ficando por dois anos. O atacante voltou para o Estado, para jogar pelo Grêmio Esportivo Laranjeiras.

Pedro também não teve tanta sorte com o esporte e parou de jogar aos 23 anos. Hoje em dia, ele trabalha como vigilante.

Elogiados por Neymar

Ainda assim, o feito de receberem um elogio do ídolo não é para qualquer um. “Tenho história para contar”, brinca Pedro Lucas sobre a fala do craque. Para o ex-atacante da base da Desportiva, é uma honra ter sido reconhecido pelo jogador santista.

Léo Leite também afirmou que é muito gratificante ser elogiado por um jogador desse nível. Ele ainda concedeu entrevistas junto com Neymar e teve a oportunidade de conversar com o craque.

“Tenho o maior prazer em falar que dividimos o campo e entrevista juntos. Neymar é um ídolo para mim e para a nossa geração. Um ser humano sensacional, humilde e merecedor de tudo o que ganhou na vida”, disse Léo.

Veja os gols da Desportiva contra o Santos em 2008:

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis*

Estagiário

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).