
Palco histórico do esporte capixaba, o Ginásio Jones dos Santos Neves, mais conhecido como Ginásio do DED, será transformado em uma arena moderna exclusiva para basquete e vôlei.
As obras estão em andamento e o investimento total será de R$ 29,8 milhões, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), que é a administradora do espaço.
A previsão de conclusão das obras é na segunda quinzena de março de 2026. O Folha Vitória teve acesso exclusivo ao vídeo produzido pela Sesport com uma projeção de como vai ficar o novo Ginásio do DED. Localizado no bairro Bento Ferreira, em Vitória, o novo ginásio terá sua capacidade para 1.400 lugares.
O DED é uma obra bastante necessária, pois nunca antes foi feito uma reforma. Estaremos entregando a reforma na segunda quinzena de março de 2026, um ginásio totalmente modernizado, exclusivo para as modalidades de vôlei e basquete. Vale a pena ressaltar que ampliamos a capacidade de 400 para aproximadamente 1.400 lugares. Nós temos a expectativa de receber diversos jogos nacionais e internacionais”
José Carlos Nunes, secretário de Estado de Esportes e Lazer
Veja como vai ficar o novo Ginásio do DED:
Ginásio do DED desabou durante fase da reforma
O Ginásio Jones dos Santos Neves desabou no dia 17 de maio deste ano, com parte da estrutura atingindo carros que estavam estacionados ao lado do prédio. Não houve feridos.
O acidente aconteceu durante uma das fases da reforma do espaço. O desabamento do DED também afetou a antiga sede do Diário Oficial do Espírito Santo (DIO-ES), que ficava ao lado do ginásio.
Na mesma semana, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES) determinou a interdição da obra e, posteriormente, a demolição total da estrutura. Após a demolição, foi autorizada a continuação da reforma do ginásio.

Ginásio foi inaugurado em 1950
O Ginásio Jones dos Santos Neves foi inaugurado como Casa do Estudante Capixaba, no dia 15 de novembro de 1950.
Após um período de 16 anos sob administração municipal, o equipamento voltou a ser gerido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em 2022.
Em seu período mais recente, o Ginásio do DED recebeu jogos pela Superliga de Vôlei e pelo Novo Basquete Brasil (NBB), principal competição do basquete brasileiro.