Esportes

Fifa anuncia banimento de três dirigentes envolvidos em escândalo de corrupção

Fifa anuncia banimento de três dirigentes envolvidos em escândalo de corrupção Fifa anuncia banimento de três dirigentes envolvidos em escândalo de corrupção Fifa anuncia banimento de três dirigentes envolvidos em escândalo de corrupção Fifa anuncia banimento de três dirigentes envolvidos em escândalo de corrupção

Zurique – A Fifa anunciou oficialmente nesta terça-feira o banimento por toda a vida de três dirigentes que se declararam culpados de envolvimento no grande escândalo de corrupção que estourou em 2015 e provocou a prisão de vários cartolas de peso do futebol mundial, entre eles José Maria Marin, ex-presidente da CBF. São eles: o venezuelano Rafael Esquivel e o nicaraguense Julio Rocha, ex-presidentes das respectivas federações de futebol do seus países, e o antiguano Richard Lai, ex-mandatário da associação que comanda a modalidade em Guam.

Proibidos pela Fifa de voltarem a exercer qualquer atividade ligada ao futebol profissional em nível nacional e internacional, os três dirigentes foram condenados pelo Comitê de Ética da entidade após admitirem, durante a investigação que vem sendo realizada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que participaram de diferentes esquemas ilegais de corrupção.

Richard Lai, que também é ex-membro do Comitê de Auditoria e Compliance da própria Fifa, teve investigação aberta contra ele em 28 de abril deste ano e reconheceu ter fraudado relatórios de contas bancárias e transações internacionais em troca de apoio em eleições presidenciais da Fifa e também para ganhar mais poder e influência dentro da entidade que dirigia e do máximo organismo do futebol mundial.

Julio Rocha, por sua vez, teve investigação aberta contra ele em 27 de maio de 2015 e, em 7 de dezembro do ano passado, assumiu ter aceitado suborno em troca da concessão de contratos a empresas interessadas em obter os direitos de comercialização de partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo.

Já a investigação contra Esquivel, que também era um dos vice-presidentes da Conmebol, foi aberta em 27 de maio de 2015 e a Fifa informou nesta terça que, no dia 10 de novembro de 2016, ele se declarou culpado de envolvimento em esquemas de suborno e lavagem de dinheiro.

Segundo a entidade, o venezuelano admitiu ter aceitado propina para facilitar a obtenção de contratos de comercialização por parte de empresas que tinham o interesse em obter direitos comerciais de várias competições de futebol, entre elas a Copa América e a Copa Libertadores, ambas organizadas pela Conmebol.