O Flamengo deu show e reescreveu a história na noite desta segunda-feira (25). O time goleou o Vitória-BA por 8 a 0, no Maracanã, e conquistou a maior goleada da era dos pontos corridos do Brasileirão, que começou em 2003.
Com o resultado, o Flamengo termina a 21ª rodada como começou: com a liderança isolada, com 46 pontos, quatro pontos acima do Palmeiras.
Além da exibição coletiva, a partida no Maracanã teve protagonistas expressivos. Pedro, mais uma vez, foi decisivo, atingindo marcas históricas. Com os três gols na partida, ele chegou a 102 gols no Maracanã, sendo 91 pelo Flamengo e 11 pelo Fluminense.
Outro nome que escreveu história foi Arrascaeta. O uruguaio deu mais duas assistências e alcançou 79 passes para gol, se tornando o maior garçom da história do Brasileirão desde o início da contagem oficial da estatística.
Samuel Lino também viveu um capítulo especial. O atacante marcou seus primeiros gols com a camisa rubro-negra, mostrando oportunismo e mobilidade.
Como foi a goleada
O Flamengo mostrou logo de cara que faria um grande jogo. No primeiro minuto, Arrascaeta recebeu de Pedro e encontrou Samuel Lino dentro da área. O camisa 16 puxou para o pé direito e finalizou rasteiro, com desvio, para abrir o placar.
Dois minutos depois, Lucas Arcanjo errou na saída de bola, Arrascaeta recuperou e tocou para Pedro, que invadiu a área e marcou por cobertura: 2 a 0.
Mesmo com a vantagem cedo, o time não diminuiu o ritmo. Aos 33, Varela cruzou da direita, Plata não alcançou, e Samuel Lino ajeitou para Arrascaeta, que finalizou no canto e ampliou. O primeiro tempo terminou com o Flamengo em vantagem de 3 a 0, mas ainda com fome de gols.
A volta do intervalo trouxe ainda mais intensidade. Logo no primeiro minuto, Luiz Araújo inverteu a bola para Samuel Lino, que achou Pedro na área. O centroavante dominou e deslocou Lucas Arcanjo, fazendo o quarto.
Três minutos depois, Saúl tabelou com Jorginho e acionou Varela, que cruzou na medida para Samuel Lino cabecear firme: 5 a 0. Aos oito, o atacante deu uma caneta em Lucas Braga e cruzou para Pedro, que ajeitou para Luiz Araújo. A finalização desviou em Lucas Halter antes de entrar, ampliando ainda mais o massacre.
Aos 13, Arrascaeta encontrou Samuel Lino pela esquerda. Ele rolou para Pedro, que com um elástico deixou os defensores para trás e encobriu o goleiro: 7 a 0. E aos 35, foi a vez de Bruno Henrique fechar a conta, cobrando um pênalti no canto direito sem chances para Lucas Arcanjo: 8 a 0, um resultado histórico no Brasileirão.
FLAMENGO 8 X 0 VITÓRIA-BA
- FLAMENGO – Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Viña); Jorginho, Saúl (de la Cruz) e Arrascaeta (Carrascal); Plata (Luiz Araújo), Pedro e Samuel Lino (Bruno Henrique). Técnico: Filipe Luís
- VITÓRIA – Lucas Arcanjo; Lucas Braga, Lucas Halter, Zé Marcos e Ramon; Ronald (Willian Oliveira), Wendell (Ricardo Roller), Pepê e Cantalapiedra (Edu); Erick (Osvaldo) e Renato Kayzer. Técnico: Fabio Carille.
- GOLS – Samuel Lino, ao um, e Pedro, aos três, e Arrascaeta, aos 33 minutos do primeiro tempo. Pedro, ao um e aos 13, Samuel Lino, aos quatro, e Luiz Araújo, aos oito, e Bruno Henrique, aos 35 minutos do segundo tempo.
- ÁRBITRO – Felipe Fernandes Lima (MG).
- RENDA – R$ 3.099.165,00.
- PÚBLICO – 57.249 pagantes.
- LOCAL – Maracanã, no Rio.