
Apenas três clubes conquistaram a Libertadores e o Brasileirão numa mesma temporada: Santos, Flamengo e Botafogo. E somente um deles fez isso mais de uma vez: o Santos de Pelé.
O Peixe venceu o título brasileiro e a Libertadores em 1962 e em 1963. Nas duas ocasiões, o Brasileirão ainda era chamado de Taça Brasil — a CBF unificou os títulos brasileiros em 2010.
O Flamengo pode ser o segundo clube a alcançar a façanha de vencer, mais de uma vez, os dois títulos numa mesma temporada. Para isso, basta uma vitória diante do Ceará, quarta-feira (3), no Maracanã, pela 37ª rodada do Brasileirão.
Santos de Pelé foi o primeiro
O Santos foi o primeiro clube a conquistar o título brasileiro e a Libertadores no mesmo ano. Em 1962, o Peixe foi campeão da Taça Brasil vencendo o Botafogo na final. Na mesma temporada, conquistou a Libertadores em cima do Peñarol, do Uruguai.
O Santos repetiu a dose em 1963, vencendo novamente a Taça Brasil, em cima do Bahia e a Libertadores, desta vez superando Boca Juniors-ARG.
Flamengo de Jorge Jesus faz história em 2019
Demorou 56 anos até um clube repetir a façanha do Santos. E o responsável por ela foi o Flamengo de Jorge Jesus.
Em 2019, o Fla conquistou o Brasileirão e a Libertadores, numa temporada histórica para o clube rubro-negro — venceu também o Carioca naquele ano.
O título da Libertadores veio no dia 23 de novembro com a vitória de virada por 2 a 1 sobre o River Plate, em Lima, no Peru. No dia seguinte, o Flamengo comemorou também o título do Brasileirão, na 34ª rodada, graças à derrota do Palmeiras para o Grêmio, resultado que tirava o Verdão da disputa e garantia a conquista rubro-negra antecipadamente.

Botafogo entra para o “clube” em 2024
O terceiro clube a conquistar Brasileirão e Libertadores numa mesma temporada foi o Botafogo.
Em 2024, o Fogão venceu a Libertadores, batendo o Atlético-MG por 3 a 1 na final em Buenos Aires, na Argentina. Na sequência, levantou o troféu do Brasileirão com vitória na última rodada sobre o São Paulo por 2 a 1, no Nilton Santos.
