
A cada conquista de título brasileiro do Flamengo, a dúvida volta à tona: afinal, quantos vezes o clube rubro-negro foi campeão brasileiro?
Nas contas rubro-negras, o Flamengo conquistou o eneacampeonato brasileiro nesta quarta-feira (3), com a vitória por 1 a 0 sobre o Ceará no Maracanã pela 37ª rodada do Brasileirão.
No entanto, oficialmente, a CBF reconhece apenas oito títulos do Fla. Isso por ordem judicial, já que a polêmica sobre o título brasileiro de 1987 foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF).
Entenda a polêmica do título brasileiro de 1987
Oficialmente, a CBF considera o Sport campeão de 1987. Toda essa polêmica surgiu com a criação da Copa União, que foi o campeonato brasileiro daquele ano.
Os times considerados “mais fortes” da época estiveram no módulo verde, vencido pelo Flamengo. O vencedor do módulo amarelo, dos times “mais fracos”, foi o Sport Recife.
A CBF pretendia organizar um quadrangular final com os dois melhores do módulo verde e os dois melhores do módulo amarelo para definir o campeão. Mas Flamengo e Inter, com o apoio do Clube dos 13, se recusaram a enfrentar Sport e Guarani, o vice do módulo amarelo.
Com todo o imbróglio, a CBF instituiu uma nova final entre Sport e Guarani e o time pernambucano sagrou-se campeão.
Entretanto, na maioria dos guias e livros sobre futebol, o título de 1987 aparece com dois campeões: Sport e Flamengo.
Flamengo sofre derrotas na Justiça
O caso foi parar na Justiça e a última decisão foi publicada em 7 de outubro deste ano, com nova derrota rubro-negra, agora na 1ª Vara Cível da Barra da Tijuca.
A decisão do juiz Arthur Eduardo Magalhães Ferreira indeferiu a ação do Flamengo pelo fato de ação já ter sido julgada em instâncias superiores. O tema transitou em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF) em maio de 2024.