
Sob o risco de rebaixamento no Campeonato Carioca, a diretoria do Flamengo entrou em campo e mandou a comissão técnica antecipar a volta do seu time principal para o clássico contra o Vasco, nesta quarta-feira (21), às 21h30, no Maracanã.
O jogo é válido pela terceira rodada da Taça Guanabara, que é a fase de classificação da competição estadual.
Com apenas um ponto em três jogos disputados, o Flamengo, atual bicampeão estadual, é o lanterna do Grupo B e também tem a pior campanha na classificação geral do Carioca. Até então, o time atuou com a equipe sub-20. Porém, uma derrota para o Vasco aumentaria o risco de o Fla ser obrigado a disputar o quadrangular do rebaixamento.
A decisão de antecipar a volta de seus titulares partiu do próprio presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap. Ele convocou uma reunião do departamento de futebol no Ninho do Urubu, na véspera do jogo, e comuniou a decisão ao executivo de futebol, José Boto, e ao técnico Filipe Luís.
Mudança de planos para o grupo principal do Flamengo
O técnico Filipe Luís deve priorizar os jogadores do grupo principal que tiveram menos jogos no final de 2025, mesmo porque o elenco entrou de férias tardiamente devido a participação no Intercontinental de Clubes, onde perdeu o título nos pênaltis para o PSG, da França. Não está descartada, porém, a escalação inicial com força máxima.
A estratégia seria voltar com os titulares a partir da quarta rodada, no domingo, diante do Fluminense. Mas o péssimo início no Carioca mudou os planos.
Na nova fórmula do campeonato, os 12 participantes divididos em dois grupos de seis e se enfrentando um contra o outro, portanto em seis jogos. Depois disso, os quatro primeiros de cada grupo avançam às quartas de final, enquanto os dois piores de cada grupo disputam um quadrangular do rebaixamento.
Vasco está invicto no Campeonato Carioca
Por outro lado, o Vasco adotou uma estratégia diferente nas primeiras rodadas e vem utilizando jogadores do elenco principal. O time está invicto e como segundo colocado do Grupo A, com quatro pontos, dois atrás do Volta Redonda, líder com seis.
A dúvida para o clássico está quanto à presença do atacante Rayan, que tem negociação em andamento com Bournemouth e Newcastle, ambos da Inglaterra.
O atacante fez dois gols na vitória do Vasco sobre o Maricá por 4 a 2, na primeira rodada da Taça Guanabara.

FLAMENGO x VASCO
- FLAMENGO: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Bruno Henrique e Samuel Lino. Técnico: Filipe Luís
- VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton; Cauan Barros, Thiago Mendes e Philippe Coutinho; Andrés Gómez, GB (Rayan) e Nuno Moreira. Técnico: Fernando Diniz
- ÁRBITRO: Bruno Arleu de Araújo
- HORÁRIO: 21h30
- LOCAL: Maracanã, no Rio de Janeiro
- ONDE ASSISTIR: SporTV (TV fechada), Premiere (pay-per-view), geTV (Youtube) e TV Globo (TV aberta)