Mundial de Clubes

Fluminense avança no sufoco e aguarda pelo seu adversário nas oitavas de final

Fluminense se classifica em segundo lugar do Grupo F e vai conhecer o seu adversário nas oitavas de final na noite desta quarta-feira

Leitura: 3 Minutos
Fluminense x Mamelodi Sundows - 25/06/2025
(Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

O Fluminense sofreu, mas empatou com o Mamelodi Sundwons em 0 a 0, no Hard Rock Stadium, em Orlando, e se classificou para as oitavas de final do Mundial de Clubes da Fifa.

Com uma atuação bastante abaixo do esperado, o time tricolor avançou com a segunda colocação do Grupo F, com cinco pontos. A primeira colocação ficou com o Borussia Dortmund, que venceu o Ulsan por 1 a 0 e chegou aos sete pontos.

O adversário do Fluminense nas oitavas de final será definido ainda nesta quarta-feira (25), após os jogos do Grupo E, que começam às 22 horas (de Brasília). O time do técnico Renato Gaúcho pode enfrentar River Plate-ARG, Inter de Milão-ITA ou Monterrey-MEX.

Renato Gaúcho minimiza atuação ruim do Fluminense

O Fluminense sofreu para segurar o empate em 0 a 0 com o Mamelodis Sundowns, equipe da África do Sul. Apesar da atuação ruim, o técnico Renato Gaúcho disse que o que vale é o avanço à próxima fase.

“Felicidade muito grande. Esse era nosso objetivo. Sabíamos que teríamos bastante dificuldade, mas às vezes é melhor você sofrer e conseguir a classificação, do que querer jogar bonito e perder a classificação”, avaliou Renato.

Como foi o jogo

Depois de se atrapalhar e sofrer para vencer o Ulsan por 4 a 2 na segunda rodada, o Fluminense repetiu, durante a partida desta quarta-feira, muitos dos ponto negativos vistos no jogo com a equipe sul-coreana.

Com uma linha de marcação muito baixa, passou boa parte do primeiro tempo retraído no campo de defesa e deixou o Mamelodi com a bola nos pés.

O time sul-africano não só tinha a posse, como conseguia transformá-la em jogadas perigosas, a exemplo da finalização de Mattheuw, dentro da área, defendida por Fábio.

Uma finalização de Arias para fora foi o lance mais perigoso de um Fluminense pouco produtivo e sem intensidade.

O colombiano mostrou-se mais participativo no segundo tempo e construiu jogadas mais interessantes para a equipe tricolor, como um passe para Cano colocar a bola na trave. Apesar disso, a defesa tricolor continuou se atrapalhando e foi perfurada mais de uma vez por passes longos do Mamelodi.

O jogo ficou tenso perto dos minutos finais, já que o Fluminense não conseguiu evoluir ofensivamente e continuou conformado, com sua linha baixa. Não era uma atuação segura defensivamente. Pelo contrário, os tricolors correram riscos, e a confirmação do empate sem gols foi um alívio.

MAMELODI SUNDOWNS 0 X 0 FLUMINENSE

  • MAMELODI SUNDOWNS – Williams; Mudau, Cupido (Lebusa), Kekana e Lunga; Mokoena (Adams), Lucas Ribeiro (Shalulile), Zwane (Lethlaku), Allende e Matthews (Arthur Sales); Rayners. Técnico: Miguel Cardoso.
  • FLUMINENSE – Fábio; Samuel Xavier, Ignácio, Freytes e Renê; Hércules (Bernal), Nonato (Thiago Santos), Martinelli (Lima) e Arias; Cano (Everaldo) e Cannobio (Keno). Técnico: Renato Gaúcho.
  • ÁRBITRO – Anthony Taylor (ING)
  • CARTÕES AMARELOS – Mokoena e Lethlaku (Mamelodi Sundowns); Bernal, Renê e Arias (Fluminense).
  • RENDA – Não disponível.
  • PÚBLICO – 14.312 pessoas.
  • LOCAL – Hard Rock Stadium, em Orlando (EUA).
Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024