Darlan marcou primeiro gol do Forte na história do Capixabão
Foto: Richard Andrade

O Forte garantiu a sua primeira vitória na história do Capixabão logo na estreia, na noite desta quinta-feira (15). Com golaços marcados por Darlan e pelo jovem Hugo Dutra, o time bateu o Real Noroeste por 2 a 0 no estádio Rochão, em Águia Branca, na região Noroeste do Estado.

Novato no Capixabão, o Forte disputa a elite do futebol capixaba pela primeira vez neste ano e já fez história ao vencer o tricampeão Real Noroeste no primeiro jogo.

Os comandados de Charles de Almeida tiveram menos a posse de bola, mas souberam explorar as chances, especialmente na bola parada, para conquistar a vitória. Darlan marcou em chute de primeira de fora da área após escanteio no final da primeira etapa.

No início do segundo tempo, Hugo Dutra, de 19 anos, recebeu lançamento e bateu colocado para ampliar. Na reta final da partida, o Real Noroeste ainda teve o volante Jaquison Breno expulso.

Com o resultado, o Forte soma seus primeiros três pontos no Capixabão e se junta aos líderes Desportiva, Porto Vitória e Vitória. Pelos critérios de desempate, o time fica na 2ª colocação, junto com o Verdão, enquanto a Locomotiva lidera e o Alvianil aparece em 4º.

Real Noroeste fica na lanterna com derrota em casa. Foto: Richard Andrade

Já o Real Noroeste foi o único mandante que não pontuou nesta primeira rodada. Com a derrota em casa, os merengues aparecem na última posição, empatados com o Capixaba na lanterna. Rio Branco de Venda Nova e Vilavelhense também não pontuaram, mas estão a frente pelos critérios de desempate.

Como foi o jogo

O Real Noroeste começou pressionando o Forte, mas a única chegada foi aos nove minutos em cobrança de escanteio pela esquerda. Após um bate-rebate, a bola caiu nos pés do zagueiro Ismael na pequena área, que bateu fraco e facilitou a defesa de Bartô.

Aos 18, também na bola parada, o Forte reagiu. No lançamento para a área, Lazio tocou de cabeça e Rael se jogou na bola, dividindo com o goleiro Giovani. A bola sobrou para o chute de Riquelme, que também parou no camisa 1 do Real.

Os estreantes do Capixabão voltaram a incomodar os merengues aos 43 minutos. De novo em cobrança de falta procurando Lazio, o zagueiro tocou de cabeça e Breno quase completou para o gol.

Logo na sequência, o Forte conseguiu abrir o placar, aos 44. Em novo escanteio, a defesa do Real afastou, mas Darlan pegou a sobra e chutou de primeira, na veia, sem chances para o goleiro Giovani: 1 a 0.

Forte ampliou no segundo tempo

No segundo tempo, o Forte voltou melhor que o Real e ampliou a vantagem logo cedo, aos oito minutos. Em lançamento longo de Marcelinho nas costas da defesa, o garoto de 19 anos Hugo Dutra dominou, cortou a marcação e bateu colocado para fazer 2 a 0.

O Real Noroeste reagiu apenas com 20 minutos do segundo tempo. Lucas Salvador recuperou a bola no campo de ataque, tabelou com Gilbert e rolou para Matheus Recife. O volante ajeitou e bateu de fora da área, mas parou na defesa de Bartô.

Forte teve destaque na bola parada e segurou vitória fora de casa. Foto: Richard Andrade

Os donos da casa seguiram com a pressão e quase diminuíram o placar aos 23 minutos. Em cobrança de falta para a área, a defesa cortou mal e Savio pegou de primeira, com estilo, mas a bola desviou e não entrou por pouco.

Porém, enquanto tentava criar uma pressão, o volante do Real Noroeste Jaquison Breno foi expulso aos 30 minutos, com auxílio do VAR, após acertar uma cotovelada no zagueiro Lazio.

O Real ainda teve mais uma chance aos 44 minutos. Na cobrança de escanteio curto, Savio cruzou pela direita e Felipe finalizou livre na segunda trave, mas para fora. Depois disso, o Forte conseguiu segurar a vantagem para garantir a vitória histórica.

Próximos jogos

Na segunda rodada do Capixabão, o Real Noroeste vai enfrentar o Rio Branco de Venda Nova no estádio Olímpio Perim, em Venda Nova do Imigrante, no próximo domingo (18), às 15h.

O Forte recebe o Capixaba mais tarde no domingo, às 18h, no estádio Almiro Ofranti, em Vargem Alta. O time que iria mandar seus jogos em Castelo migrou para Vargem Alta.

Real Noroeste 0 x 2 Forte

REAL NOROESTE: Giovani; Gabriel Lisboa (Matheus Recife), Ismael, Yuri, Júnior (Felipe); Jaquison Breno, Mauricio, Lucas Salvador (Guilherme Beto); Erlon, Italo (Savio), Gilbert (Davi). Técnico: Duzinho Reis.

FORTE: Bartô; Bruninho (Pietro), Lazio, Breno, Edimar; Cláudio Luiz, Darlan (Iago), Riquelme (Zambom); Marcelinho (Valdeir), Hugo Dutra (Allanzinho), Rael. Técnico: Charles de Almeida.

Estatísticas

Finalizações: 12 (3) x 7 (3)
Escanteios: 13 x 3
Faltas cometidas: 24 x 10
Impedimentos: 0 x 1
Cartões amarelos: 2 x 4
Cartões vermelhos: 1 x 0
(Fonte: Blog ES FC)

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Foi estagiário do Folha Vitória entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e é repórter desde novembro de 2025.