
O Forte garantiu a sua primeira vitória na história do Capixabão logo na estreia, na noite desta quinta-feira (15). Com golaços marcados por Darlan e pelo jovem Hugo Dutra, o time bateu o Real Noroeste por 2 a 0 no estádio Rochão, em Águia Branca, na região Noroeste do Estado.
Novato no Capixabão, o Forte disputa a elite do futebol capixaba pela primeira vez neste ano e já fez história ao vencer o tricampeão Real Noroeste no primeiro jogo.
Os comandados de Charles de Almeida tiveram menos a posse de bola, mas souberam explorar as chances, especialmente na bola parada, para conquistar a vitória. Darlan marcou em chute de primeira de fora da área após escanteio no final da primeira etapa.
No início do segundo tempo, Hugo Dutra, de 19 anos, recebeu lançamento e bateu colocado para ampliar. Na reta final da partida, o Real Noroeste ainda teve o volante Jaquison Breno expulso.
Com o resultado, o Forte soma seus primeiros três pontos no Capixabão e se junta aos líderes Desportiva, Porto Vitória e Vitória. Pelos critérios de desempate, o time fica na 2ª colocação, junto com o Verdão, enquanto a Locomotiva lidera e o Alvianil aparece em 4º.

Já o Real Noroeste foi o único mandante que não pontuou nesta primeira rodada. Com a derrota em casa, os merengues aparecem na última posição, empatados com o Capixaba na lanterna. Rio Branco de Venda Nova e Vilavelhense também não pontuaram, mas estão a frente pelos critérios de desempate.
Como foi o jogo
O Real Noroeste começou pressionando o Forte, mas a única chegada foi aos nove minutos em cobrança de escanteio pela esquerda. Após um bate-rebate, a bola caiu nos pés do zagueiro Ismael na pequena área, que bateu fraco e facilitou a defesa de Bartô.
Aos 18, também na bola parada, o Forte reagiu. No lançamento para a área, Lazio tocou de cabeça e Rael se jogou na bola, dividindo com o goleiro Giovani. A bola sobrou para o chute de Riquelme, que também parou no camisa 1 do Real.
Os estreantes do Capixabão voltaram a incomodar os merengues aos 43 minutos. De novo em cobrança de falta procurando Lazio, o zagueiro tocou de cabeça e Breno quase completou para o gol.
Logo na sequência, o Forte conseguiu abrir o placar, aos 44. Em novo escanteio, a defesa do Real afastou, mas Darlan pegou a sobra e chutou de primeira, na veia, sem chances para o goleiro Giovani: 1 a 0.
Forte ampliou no segundo tempo
No segundo tempo, o Forte voltou melhor que o Real e ampliou a vantagem logo cedo, aos oito minutos. Em lançamento longo de Marcelinho nas costas da defesa, o garoto de 19 anos Hugo Dutra dominou, cortou a marcação e bateu colocado para fazer 2 a 0.
O Real Noroeste reagiu apenas com 20 minutos do segundo tempo. Lucas Salvador recuperou a bola no campo de ataque, tabelou com Gilbert e rolou para Matheus Recife. O volante ajeitou e bateu de fora da área, mas parou na defesa de Bartô.

Os donos da casa seguiram com a pressão e quase diminuíram o placar aos 23 minutos. Em cobrança de falta para a área, a defesa cortou mal e Savio pegou de primeira, com estilo, mas a bola desviou e não entrou por pouco.
Porém, enquanto tentava criar uma pressão, o volante do Real Noroeste Jaquison Breno foi expulso aos 30 minutos, com auxílio do VAR, após acertar uma cotovelada no zagueiro Lazio.
O Real ainda teve mais uma chance aos 44 minutos. Na cobrança de escanteio curto, Savio cruzou pela direita e Felipe finalizou livre na segunda trave, mas para fora. Depois disso, o Forte conseguiu segurar a vantagem para garantir a vitória histórica.
Próximos jogos
Na segunda rodada do Capixabão, o Real Noroeste vai enfrentar o Rio Branco de Venda Nova no estádio Olímpio Perim, em Venda Nova do Imigrante, no próximo domingo (18), às 15h.
O Forte recebe o Capixaba mais tarde no domingo, às 18h, no estádio Almiro Ofranti, em Vargem Alta. O time que iria mandar seus jogos em Castelo migrou para Vargem Alta.
Real Noroeste 0 x 2 Forte
REAL NOROESTE: Giovani; Gabriel Lisboa (Matheus Recife), Ismael, Yuri, Júnior (Felipe); Jaquison Breno, Mauricio, Lucas Salvador (Guilherme Beto); Erlon, Italo (Savio), Gilbert (Davi). Técnico: Duzinho Reis.
FORTE: Bartô; Bruninho (Pietro), Lazio, Breno, Edimar; Cláudio Luiz, Darlan (Iago), Riquelme (Zambom); Marcelinho (Valdeir), Hugo Dutra (Allanzinho), Rael. Técnico: Charles de Almeida.
Estatísticas
Finalizações: 12 (3) x 7 (3)
Escanteios: 13 x 3
Faltas cometidas: 24 x 10
Impedimentos: 0 x 1
Cartões amarelos: 2 x 4
Cartões vermelhos: 1 x 0
(Fonte: Blog ES FC)