Eliminado

"Fracasso retumbante": imprensa internacional repercute eliminação do Botafogo

Atual campeão, Botafogo foi eliminado da Libertadores após derrota por 2 a 0 para a LDU, em Quito, no Equador

Leitura: 3 Minutos
John. LDU x Botafogo pela Conmebol Libertadores no Estadio Rodrigo Paz Delgado. 21 de Agosto de 2025, Quito, Equador. Foto: Vitor Silva/Botafogo
(Foto: Vitor Silva/Botafogo)

A eliminação do Botafogo na Libertadores, com derrota por 2 a 0 para a LDU fora de casa, na noite de quinta-feira (21), repercutiu no mundo do esporte fora do Brasil. A queda do atual campeão do torneio foi destacada como “fracasso” pelos jornais internacionais.

O jornal “As”, da Espanha, estampou a chamada “o fracasso retumbante de Davide”, fazendo referência ao técnico do Fogão, Davide Ancelotti, filho do técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti. O texto destacou que a LDU continuava a atacar mesmo após ter o placar de 2 a 0, que garantia a classificação.

A rede internacional “Bein Sports” também comentou a derrota botafoguense. A subsidiária da Al Jazeera afirmou que a LDU “nocauteou o atual campeão Botafogo”.

Na Argentina, o “Olé” argumentou que Davide Ancelotti utilizou a altitude de Quito, de 2.850m acima do nível do mar, como desculpa para o mau resultado.

Na visão do treinador, o time não conseguiu implementar a tática de “correr pouco” e ainda pagou caro por sofrer um gol “inevitável” logo no começo.

“Viemos tentando uma estratégia de evitar dar metros corridos. No final o que tínhamos de fazer no meu plano de partida era correr pouco, correr menos. Tratamos a partida para correr pouco, porque se fizermos uma partida aqui para correr, vamos perder”, lamentou o treinador.

Ele ainda lamentou o fato de o Botafogo ter sofrido o primeiro gol nos primeiros minutos da partida.

“Nós saímos também porque tomamos um gol com sete minutos. Era um gol evitável. Isso é futebol, as coisas passam, os horrores acontecem, mas temos de seguir”, afirmou, já mudando o foco para o Brasileirão, no qual visita o Juventude no Alfredo Jaconi.

Apesar de lamentar a queda, Ancelotti admitiu que os equatorianos mereceram a vaga. Em sua visão, fazer apenas 1 a 0 no jogo de ida, no Nilton Santos, custou caro. “No Rio merecemos ganhar por mais de um gol, não fizemos e não temos nada do que reclamar, a LDU mereceu passar.”

Depois de um 2024 que teve os títulos do Brasileirão e da Libertadores, o Botafogo volta as atenções ao Brasileirão e à Copa do Brasil, na qual encara o Vasco nas quartas de final.

A LDU vai enfrentar o São Paulo nas quartas de final. Os times estão no mesmo lado da chave que o Palmeiras, adversário do River Plate.