Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras é o momento ideal para o torcedor tirar do armário aquela camisa da sorte. No caso dos rubro-negros, há quem tenha mais de um Manto Sagrado. Ou muito mais.

O Folha Vitória perguntou, durante a semana, quem tem as maiores coleções de camisas do Flamengo. A “Nação” foi bem representada, com camisas históricas e contos curiosos.

Batman Capixaba – 104 camisas

Marcelo Miranda, conhecido como “Batman Capixaba”, torce para o Flamengo desde a infância e começou a colecionar camisas ainda jovem. Hoje, ele soma 104 camisas.

O rubro-negro possui, há quatro anos, um projeto no Hospital do Câncer no qual se veste de Batman para animar as crianças. Para levantar dinheiro e doações para projetos sociais, Marcelo também costuma doar algumas peças da sua coleção e, também por isso, ganha camisas de ídolos como Zico, Adriano Imperador e Sávio.

Foto: Arquivo pessoal/ Marcelo Miranda Moraes

A camisa favorita da sua coleçãoé uma da década de 80 usada pelo lateral Júnior e assinada por Zico, Sávio, Nélio e Mozer.

Supersticioso, ele pretende repetir o “ritual” da final de 2019 e usar a mesma camise daquela decisão da Libertadores.

Sebá – 98 camisas

Sebá La Rocha tem 98 camisas do Flamengo. Ele diz que a coleção não foi planejada: as peças foram sendo adquiridas ao longo dos anos, motivado pela paixão herdada do pai.

Seu principal autógrafo foi na camisa de 2025 do jogador Nélio, um dos que mais vestiram a camisa 10 do Flamengo.

Foto: Arquivo pessoal/ Sebá La Rocha

Já a camisa mais antiga da sua coleção é uma de edição especial de 1995. O torcedor diz ser supersticioso, assim como muitos flamenguistas, e pretende usar a mesma camisa que usou para a final da Libertadores de 2019, pertencente à torcida organizada do “Fla Vila Velha”.

Foto: Arquivo pessoal/ Sebá Lá Rocha

Rafael Duarte – 150 camisas

Rafael lembra que, em seu aniversário de 12 anos, em 1992, ganhou uma camisa do Maestro Júnior após assistir a um jogo ao lado do pai. Ele guarda a peça até hoje.

Foto: Arquivo pessoal/ Rafael Duarte

Entre as camisas mais desejadas, estão duas autografadas por Zico.

O torcedor tem uma tatuagem do Flamengo feita em 2005, ainda na “época das vacas magras”, como ele lembra. Agora, Rafael promete fazer outra tatuagem caso o Fla vença a Libertadores neste sábado.

Sem conseguir ir a Lima, Rafael vai assistir ao jogo diretamente do Maracanã, na Fan Fest organizada pelo Flamengo.

Arthur Riva – 220 camisas

Arthur é um torcedor apaixonado pelo Flamengo. A sua paixão por colecionar camisas começou na infância, junto com o irmão. Atualmente, a coleção dele tem 220 camisas rubro-negras.

A camisa mais antiga de Arthur é uma do título do Mundial de 1981. Ele também tem peças autografadas por ídolos como Zico e Júnior.

Foto: Arquivo pessoal/ Arthur Riva
Bernardo Mont'Mor *

Estagiário

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiário no jornal Folha Vitória

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiário no jornal Folha Vitória