O automobilismo do Espírito Santo está em festa com o pódio de Joaquim Medeiros na categoria mirim da 26ª edição da Copa Brasil de Kart. A competição nacional, que depois do Campeonato Brasileiro é a mais importante do kart no País, foi realizada na pista do Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SE).
O capixaba Joaquim Medeiros, de 9 anos, provou por que é um dos principais pilotos da categoria mirim no Brasil nesta temporada, subindo ao pódio na terceira colocação.
O resultado representa uma evolução significativa em relação à temporada passada, quando o piloto terminou em oitavo lugar na final da Copa Brasil de 2024.
Como foi a disputa da Copa Brasil
No sábado (26), aconteceram as duas corridas classificatórias que definiriam as posições de largada para a final. Na primeira prova, Medeiros chegou a assumir a liderança na primeira volta. Contudo, com uma falha do motor nas retas de alta, acabou cruzando a linha de chegada em sexto lugar.
A segunda bateria classificatória foi muito mais complicada para Joaquim, que recebeu 15 segundos de penalizações do comissários por queima de largada e desarme do painel frontal, tempo a mais que comprometeu sua performance e o fizeram fechar a prova na parte de trás do grid. O resultado adverso criou um cenário desafiador para a corrida decisiva.
No domingo (27), largando da nona posição, Joaquim conquistou ultrapassagens e já na segunda volta estava em sexto lugar. A escalada continuou e na nona volta o piloto capixaba alcançou a terceira posição, entrando definitivamente na zona de premiação.
Joaquim manteve a posição e recebeu a bandeirada em terceiro lugar, resultado muito comemorado por ele, pela família e pela equipe que o acompanha.
“Estou muito, muito feliz com esse resultado. A Copa Brasil não é uma competição fácil, eu tive problemas todos os dias com o motor e isso me atrapalhou muito, na tomada, nas classificatórias e na final. Mas conseguir chegar no pódio em terceiro é uma grande conquista. Agora é comemorar”, comemorou Joaquim Medeiros.
Pais orgulhosos e próximos desafios
A façanha encheu de orgulhos os pais do jovem piloto capixaba.
“Essa Copa Brasil foi uma luta pra nós. Estamos muito felizes e orgulhosos do piloto que ele é”, falou, orgulhoso, Leonardo Medeiros, pai de Joaquim.
Após as comemorações pelo pódio na Copa Brasil em Aracaju, Joaquim já se prepara para o retorno à Copa São Paulo Light de Kart, competição na qual é o líder da categoria mirim.
Outro foco é a preparação para o 60º Campeonato Brasileiro, que será realizado no final de novembro no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC).