Kart

Garoto-prodígio do kart capixaba sobe ao pódio na Copa Brasil

Capixaba Joaquim Medeiros, de apenas 9 anos, já se destaca no automobilismo nacional e vai ao pódio na Copa Brasil

Leitura: 3 Minutos
Joaquim Medeiros no pódio da Copa Brasil de Kart
Joaquim Medeiros no pódio da Copa Brasil de Kart (Foto: KMCom/DarkSide Karts)

O automobilismo do Espírito Santo está em festa com o pódio de Joaquim Medeiros na categoria mirim da 26ª edição da Copa Brasil de Kart. A competição nacional, que depois do Campeonato Brasileiro é a mais importante do kart no País, foi realizada na pista do Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SE).

O capixaba Joaquim Medeiros, de 9 anos, provou por que é um dos principais pilotos da categoria mirim no Brasil nesta temporada, subindo ao pódio na terceira colocação.

O resultado representa uma evolução significativa em relação à temporada passada, quando o piloto terminou em oitavo lugar na final da Copa Brasil de 2024.

Como foi a disputa da Copa Brasil

No sábado (26), aconteceram as duas corridas classificatórias que definiriam as posições de largada para a final. Na primeira prova, Medeiros chegou a assumir a liderança na primeira volta. Contudo, com uma falha do motor nas retas de alta, acabou cruzando a linha de chegada em sexto lugar.

A segunda bateria classificatória foi muito mais complicada para Joaquim, que recebeu 15 segundos de penalizações do comissários por queima de largada e desarme do painel frontal, tempo a mais que comprometeu sua performance e o fizeram fechar a prova na parte de trás do grid. O resultado adverso criou um cenário desafiador para a corrida decisiva.

Joaquim Medeiros no pódio da Copa Brasil de Kart
Joaquim Medeiros na pista na Copa Brasil de Kart em Aracaju (Foto: KMCom/DarkSide Karts)

No domingo (27), largando da nona posição, Joaquim conquistou ultrapassagens e já na segunda volta estava em sexto lugar. A escalada continuou e na nona volta o piloto capixaba alcançou a terceira posição, entrando definitivamente na zona de premiação.

Joaquim manteve a posição e recebeu a bandeirada em terceiro lugar, resultado muito comemorado por ele, pela família e pela equipe que o acompanha.

“Estou muito, muito feliz com esse resultado. A Copa Brasil não é uma competição fácil, eu tive problemas todos os dias com o motor e isso me atrapalhou muito, na tomada, nas classificatórias e na final. Mas conseguir chegar no pódio em terceiro é uma grande conquista. Agora é comemorar”, comemorou Joaquim Medeiros.

Pais orgulhosos e próximos desafios

A façanha encheu de orgulhos os pais do jovem piloto capixaba.

“Essa Copa Brasil foi uma luta pra nós. Estamos muito felizes e orgulhosos do piloto que ele é”, falou, orgulhoso, Leonardo Medeiros, pai de Joaquim.

Após as comemorações pelo pódio na Copa Brasil em Aracaju, Joaquim já se prepara para o retorno à Copa São Paulo Light de Kart, competição na qual é o líder da categoria mirim.

Outro foco é a preparação para o 60º Campeonato Brasileiro, que será realizado no final de novembro no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC).

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024