Esportes

Ginastas criticam omissão do Comitê Olímpico dos EUA em casos de abuso sexual

A falta de investigação dos casos de abuso sexual envolvendo o ex-médico da Federação de Ginástica dos Estados Unidos foi o tema dominante na sessão desta terça-feira, dia 23

Ginastas criticam omissão do Comitê Olímpico dos EUA em casos de abuso sexual Ginastas criticam omissão do Comitê Olímpico dos EUA em casos de abuso sexual Ginastas criticam omissão do Comitê Olímpico dos EUA em casos de abuso sexual Ginastas criticam omissão do Comitê Olímpico dos EUA em casos de abuso sexual
Ginastas criticam omissão do Comitê Olímpico dos EUA em casos de abuso sexual

Nova York – A falta de investigação dos casos de abuso sexual envolvendo o ex-médico da Federação de Ginástica dos Estados Unidos (USA Gymnastics), Larry Nassar, foi o tema dominante na sessão desta terça-feira do julgamento em Michigan, nos Estados Unidos. Mais 25 vítimas foram ouvidas.

O depoimento da ginasta Jessica Howard, campeã nacional de ginástica rítmica de 1999 e presente no Hall da Fama da Federação Norte-Americana de Ginástica, foi lido pela advogada. “A Federação Norte-Americana de Ginástica, a Universidade de Michigan e o Comitê Olímpico permitiram que um predador em série passasse livremente sobre suas atletas”, criticou.

Emily Morales também condenou as entidades esportivas e fez um pedido para que a situação não se repita. “Comitê Olímpico dos Estados Unidos, Federação de Ginástica, Universidade: não deixem mais isso acontecer”, afirmou a ginasta.

Aly Raisman, capitã da seleção de ginástica nas últimas duas edições da Olimpíada e que depôs na semana passada, criticou a falta de mudança na postura da direção da USA Gymnastics, mesmo após três diretores pedirem demissão. O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) foi alvo de críticas.

“Muitas sobreviventes, e eu me incluo nesse grupo, acreditam que o USOC também é culpado. O comitê estava lá para ‘focar em ajudar as bravas sobreviventes?’ Não. Eles divulgaram um comunicado? Covardes”, escreveu Aly Raisman nas redes sociais.

Existe a expectativa de que a sentença de Larry Nassar saia nesta quarta-feira. Centenas de mulheres, entre elas Simone Biles, Gabby Douglas e McKayla Maroney (além de Aly Raisman), já prestarem depoimento.