O Fluminense teve dois motivos para comemorar na noite de terça-feira (19) no Maracanã com a vitória por 2 a 0 sobre o América de Cali. Além de carimbar sua classificação para as quartas de finais da Copa Sul-Americana, viu o goleiro Fábio bater o recorde mundial de jogos disputados no futebol.
O goleiro de 44 anos tem agora 1.391 partidas, se isolando como jogador com maior número de jogos disputados na história do futebol mundial.
Ao entrar em campo no Maracanã, Fábio superou as 1.390 partidas disputadas por Peter Shilton, lenda do futebol inglês e agora está isolado na primeira colocação, com 1.391 jogos.
Ao todo, foram 976 partidas pelo Cruzeiro, 235 pelo Fluminense, 150 pelo Vasco e 30 pelo extinto União Bandeirante-PR.
As 1.391 partidas da carreira de Fábio:
- União Bandeirante-PR: 30 jogos
- Vasco: 150 jogos
- Cruzeiro: 976 jogos
- Fluminense: 235 jogos
“A gente, às vezes, não tem o tamanho da proporção de um fato tão importante como foi essa quebra desse recorde, que durava muitos anos. E com um jogador que saiu do interior do Paraná, primeira equipe, o primeiro jogo como profissional, no União Bandeirante. Então sou grato a todos. União Bandeirante, Vasco, Cruzeiro, onde foi a maioria dessas partidas e Deus me abençoando com a porta aberta aqui no Fluminense, me dando a oportunidade de vestir essa camisa, conquistar juntos a Libertadores (2023), que era um sonho não só meu, mas também da torcida tricolor. Então, mais um presente que Deus me concedeu e vamos juntos para, se Deus quiser, e esse ano, conquistar grandes coisas também”
Fábio, goleiro do Fluminense
Após o jogo, Fábio recebeu uma placa e um prato temático das mãos do presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, no gramado do Maracanã. Ele foi aplaudido pela torcida e pelos companheiros de time.
Veja os recordistas de partidas no futebol
- 1º Fábio – 1.391 jogos
- 2º Peter Shilton – 1.390 jogos
- 3º Cristiano Ronaldo – 1.283 jogos
- 4º Rogério Ceni – 1.265 jogos
- 5º František Plánička – 1.187 jogos
O próximo adversário do time de Renato Gaúcho será um time argentino, que será conhecido na quinta-feira (21), quando Lanús e Central Córdoba se enfrentam no estádio La Fortaleza. O time de Córdoba tem a vantagem de 1 a 0 no placar.