Corrida

Haja fôlego! Casal vai correr os 78 municípios do Espírito Santo

Os noivos Rovena Donadello e Caio Vieira de Rezende vão correr 10km em cada um dos 78 municípios do Espírito Santo no projeto "Zerando o ES"

Corrida de rua. Zerando o ES: Rovena Donadello e Caio Vieira de Rezende
Caio e Rovena são idealizadores do projeto "Zerando o ES" (Foto: Acervo pessoal)

Da saudade que estavam do Espírito Santo durante uma temporada na Bahia, nasceu um desafio inusitado: correr 10km em todos os 78 municípios do Estado. Surgiu assim o projeto “Zerando o ES”, do casal Rovena Donadello e Caio Vieira de Rezende.

Corredores de meia-maratonas e maratonas, Rovena e Caio já tinham o hábito de conhecer, correndo, as cidades que visitam em viagens de turismo. Agora, levaram a sério o hábito e esperam concluir o desafio em abril de 2026. No total, serão 780km percorridos.

“Estávamos com muita saudade do nosso Estado e Caio soltou a ideia: ‘e se a gente corresse todo nosso Estado?’ Topei na hora e já surgiu o nome do projeto ‘Zerando o ES’. A partir daí, começamos a pesquisar os municípios, a diversidade geográfica e cultural. Com isso, veio aquele pensamento de como nosso Estado é incrível!”, revela Rovena, 35 anos.

Grande Vitória vai encerrar o desafio

Os noivos são de Vila Velha e Caio, também de 35 anos, explica que o objetivo é correr 10km em cada município, sendo que a Grande Vitória vai encerrar o projeto.

“O projeto começou no dia 9 de agosto, quando corremos em Cachoeiro de Itapemirim. Véspera de Dia dos Pais, às 11 horas da manhã, no calor de 28ºC típico do inverno de lá. Nossa ideia é deixar a Grande Vitória para o final. O planejamento é correr 10 municípios por mês, terminando em meados de abril de 2026”, explica.

Corrida é hábito na rotina dos noivos

Encarar um desafio tão longo é algo inédito para Rovena e Caio. A corrida, porém, sempre está presente na rotina do casal.

“Desafio de longo prazo é a primeira vez, mas a corrida em si é um desafio constante. A corrida faz parte da nossa rotina, vivemos numa constante preparação para seguirmos sendo capazes de correr longas distancias, como meia-maratona e maratona. Aliado aos treinamentos, sempre que viajamos temos esse hábito de conhecer e desbravar o local correndo. E por que não fazer isso no nosso Estado?”, destacou Rovena.

Quando revelaram o plano para os amigos e familiares, receberam apoio imediato.

“Uma resposta em comum foi de apoio e entusiasmo. Alguns amigos manifestaram interesse em correr junto com a gente na cidade de origem e outros nos dão dicas de onde passar, contam histórias e curiosidades do local”, conta Caio.

Largada para o desafio foi em Cachoeiro

A cidade que serviu de ponto de largada foi Cachoeiro de Itapemirim. O casal aproveitou que já tinha uma viagem marcada para a “Terra do Rei Roberto Carlos”, onde ambos tem parentes.

“Começamos por Cachoeiro por dois motivos: um que minha tia é fã do Roberto Carlos e o segundo é que temos duas tias que moram na cidade e já estávamos programando visitá-las. Foi um excelente começo, o vídeo teve uma ótima repercussão”, lembra Rovena.

Pedro Canário é o próximo destino

Os treinos e o planejamento físico para o desafio foi traçado por Caio, que é preparador físico. Rovena, por sua vez, é engenheira de produção e atualmente trabalha com marketing.

O casal já passou por Cachoeiro, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Presidente Kennedy Anchieta.

O próximo destino é Pedro Canário e, na sequência, Conceição da Barra e São Mateus. “Vamos aproveitar o inverno para fazer região Norte e Noroeste do Estado”, explica Caio.

Até agora, o desafio está saindo melhor do que imaginado.

“Melhor do que imaginávamos! No pós-corrida de cada município, conversamos sobre a experiência de correr naquele local, as pessoas que encontramos pelo caminho, a natureza e como foi divertido explorar a cidade fazendo o que a gente gosta: correndo. Estamos registrando todas as corridas e publicando os vídeos nas redes sociais e a repercussão tem sido positiva”, comemora Rovena.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024