
O Campeonato Estadual Adulto de Vôlei da temporada de 2025 terminou com o Instituto Capixaba Voleibol Clube (ICVC) e com o Álvares Cabral levantando a taça e garantindo vagas na Superliga C de 2026.
As finais foram disputadas no sábado (6), no Ifes de Jucutuquara, em Vitória. De volta ao calendário da Federação Espírito-Santense de Voleibol (Fesv), o Estadual Adulto reuniu sete equipes — quatro no feminino e três no masculino — e contou com atletas de experiência nacional e internacional, além de nomes da novíssima geração do vôlei capixaba, que recentemente foram campeões brasileiros com as seleções capixabas de base.
“Atingimos o nosso objetivo dar aos atletas mais jovens a oportunidade de disputar uma competição de nível mais alto, com atletas mais experientes, que exigem um outro tipo de atenção, de concentração e de técnica. Tivemos bons jogos e os títulos estão em boas mãos. Agora vamos trabalhar para criar condições para as nossas equipes fazerem ótimas campanhas na Superliga C do que vem. O voleibol do Espírito Santo está crescendo e queremos ser protagonistas”, analisou o presidente da Fesv, Celso Silva Jantorno.
ICVC conquista título inédito
Um dos clubes mais jovens do esporte do Espirito Santo, o ICVC conquistou pela primeira vez o título do Estadual Adulto. Criado há três anos, o ICVC venceu o Capixaba Vôlei por 3 sets a 1 na final masculina, com parciais de 25/21, 25/22, 22/25 e 25/11.
Com o título, o ICVC garantiu a participação na Superliga C de 2026. Será a quarta temporada seguida do clube de Vitória na competição nacional, que vale vaga na Superliga B que, por sua vez, é a divisão de acesso direto à Superliga de Vôlei, a principal competição do vôlei brasileiro.
A gente queria muito esse título e a classificação para a Superliga C. Será o nosso quarto ano seguido na Superliga C e vamos trabalhar para fazer a nossa melhor campanha. Vamos comemorar este título estadual e já começar focar no planejamento para 2026″
Edson Guerra “Alemão”, técnico do ICVC
Álvares Cabral é tradição no pódio
A final feminina teve o Álvares Cabral colocando sua tradição à prova diante do ICVC. E deu Álvares, com vitória por 3 sets a 0 na decisão, com parciais de 25/23, 27/25 e 25/14. Destaque para a levantadora Sthefany Scalzer, a central Isabela Negrelli e a líbero Manuela Scardua, campeãs brasileiras com as seleções capixabas de base este ano.
Campeão adulto, o Álvares vai jogar a Superliga C em 2026. Será a segunda participação seguida, já que o time disputou a edição de 2025 em parceria com o Capixaba Vôlei.
A gente queria muito esta vaga e, claro, o título estadual. Tivemos uma grande atuação, conseguimos botar nosso plano de jogo em ação e foi uma partida praticamente perfeita. Vamos nos planejar para fazer bonito na Superliga C do ano que vem”
Priscila Rangel, técnica do Álvares Cabral

Aest vence a disputa de 3º lugar
O Estadual Adulto feminino teve também a disputa pelo terceiro lugar. A Aest venceu o Capixaba Vôlei por 3 sets a 0 (25/22, 25/22 e 28/26) e terminou na terceira colocação da classificação geral.
Classificação final do Estadual Adulto de Vôlei
Adulto Feminino
- Campeão: Álvares Cabral
- Vice-campeão: ICVC
- 3º lugar: Aest
- 4º lugar: Capixaba Vôlei
Adulto Masculino
- Campeão: ICVC
- Vice-campeão: Capixaba Vôlei
- 3º lugar: Aest