
A corrida de rua exige muito do corpo. Para evitar lesões e problemas futuros devido ao impacto dos treinos e provas, os exercícios de fortalecimento são fundamentais.
No entanto, é comum encontrar corredor com restrições à academia. Eles argumentam: “para que treinar em um ambiente fechado sendo que posso ganhar qualidade de vida e bem-estar ao ar livre?”.
Para uma boa corrida, devemos ter toda a musculatura do corpo fortalecida e em equilíbrio. Por isso, uma dica unânime entre os profissionais de Educação Física é o fortalecimento muscular.

O blog Corrida de Rua conversou com Larissa Madeira, proprietária do Sportive Vix Studio Personal. Veja o que ela disse:
“A corrida traz inúmeros benefícios para todo o corpo, melhorando o sistema cardiovascular, contribuindo para o controle do peso, promovendo o alívio do estresse, entre outros. As lesões em corredores são comuns, como no joelho, no quadril e no tornozelo, mas podemos reduzir sua incidência por meio de algumas medidas preventivas. O fortalecimento muscular, através do treinamento de força, é fundamental para a redução do risco de lesões, além de contribuir para melhorar a performance do corredor”.
Segundo a profissional de Educação Física, é necessário trabalhar e fortalecer o corpo como um todo, uma vez que a corrida envolve vários grupamentos musculares.
“É de suma importância o trabalho dos músculos mais importantes da corrida, que são os músculos propulsores, como panturrilha, quadríceps e glúteos. Esses músculos, quanto mais fortes e ativos estiverem, conseguem evitar mais a sobrecarga muscular. Adequar os volumes dos treinos (duração e intensidade) tanto da corrida quanto do treinamento de força, ter uma periodização adequada dos treinos e dar o descanso correto são essenciais para evitar o aparecimento de lesões e ocasionar o overtraining”, afirmou Larissa.
Peso
Ela conclui que controlar o peso também é uma estratégia eficiente, já que o sobrepeso também pode potencializar o risco de lesões. “Sendo assim, a orientação de um profissional capacitado para intervir, avaliar e orientar as sessões de atividades é de grande valia”, recomendou a profissional.
Siga as dicas e não deixe que a corrida vire um transtorno para você.