Esportes

Japão amplia estado de emergência até um mês antes do início dos Jogos Olímpicos

Japão amplia estado de emergência até um mês antes do início dos Jogos Olímpicos Japão amplia estado de emergência até um mês antes do início dos Jogos Olímpicos Japão amplia estado de emergência até um mês antes do início dos Jogos Olímpicos Japão amplia estado de emergência até um mês antes do início dos Jogos Olímpicos

Em uma medida que já era esperada há alguns dias, o governo do Japão decidiu nesta sexta-feira estender o estado de emergência em Tóquio e outras regiões do país por cerca de três semanas, até 20 de junho, já que a pandemia do novo coronavírus não mostra sinais de enfraquecimento menos de dois meses antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiados em um ano por causa do surto global de covid-19.

O estado de emergência na capital e em outras oito regiões do Japão estava programado para terminar nesta segunda-feira, mas o sistema médico continua sobrecarregado. O país viu um número recorde de pacientes com covid-19 em estado crítico nos últimos dias, mesmo com a quantidade de novas infecções diminuindo.

As restrições impostas pelo governo a partir de agora proíbem restaurantes de servirem bebidas alcoólicas ou oferecem serviços de karaokê e os obriga a fechar até as 20 horas. O limite de participação em eventos esportivos e shows também permanecerão em vigor.

“Em Osaka e Tóquio, o fluxo de pessoas está começando a aumentar e há preocupações de que as infecções também aumentem”, disse o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, que também chefia as medidas contra o novo coronavírus no país, no início de uma reunião com especialistas.

As autoridades sanitárias japonesas posteriormente aprovaram a proposta do governo e o primeiro ministro Yoshihide Suga anunciou oficialmente as extensões nesta sexta-feira. “O número de casos baixou desde meados do mês, mas a situação continua sendo incerta”, declarou o político.

As preocupações com as variantes do novo coronavírus e uma lenta campanha de vacinação no Japão levaram a pedidos urgentes de médicos, alguns executivos e centenas de milhares de cidadãos para cancelar os Jogos Olímpicos, que devem ser realizados de 23 de julho a 8 de agosto.

Autoridades japonesas, o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio-2020 e o Comitê Olímpico Internacional (COI) disseram que o evento seguirá em frente com medidas estritas de prevenção do novo coronavírus.