
Uma das principais promessas do Cruzeiro, o lateral Kauã Prates, de apenas 17 anos, apareceu na lista dos 60 melhores jovens jogadores do mundo, feita pelo jornal inglês The Guardian.
Somente três jogadores brasileiros foram citados na lista divulgada nesta terça-feira (14). Além de Kauã Prates, foram incluídos na relação o zagueiro Angelo Candido, do São Paulo, e o meia-atacante Gabriel Mec, do Grêmio.
Kauã Prates é o segundo capixaba que aparece na lista do The Guardian nesta década. O outro foi Savinho, citado em 2021, quando ainda era uma revelação do Atlético-MG.
Comparação com Serginho, ex-Milan
No artigo publicado nesta terça-feira pelo The Guardian, Kauã Prates é comparado com Serginho, ex-jogador do Milan e São Paulo.
Na matéria, o jornal cita um elogio do treinador do Cruzeiro, Leonardo Jardim, que após a partida contra o Fluminense, a primeira de Kauã como profissional, disse: “Se eu estivesse no Monaco, não deixaria ele chegar aos 18 anos para comprá-lo”.
A reportagem cita a polivalência como mérito: “Lateral-esquerdo, zagueiro ou ponta: Kauã Prates é uma das joias do futebol brasileiro, cuja qualidade e características impressionam a todos ao seu redor”.
Quem é Kauã Prates
Capixaba de Montanha, Kauã Prates tem 17 anos e joga como lateral esquerdo. Ele é tratado como joia no Cruzeiro, seu clube.
Em setembro do ano passado, Kauã assinou o seu primeiro contrato profissional, por um período de três anos, o máximo permitido pela Fifa para os primeiros vínculos de atletas.
Em abril deste ano, conquistou com a seleção brasileira o título do Sul-Americano Sub-17.
Kauã chegou ao Cruzeiro em 2019, após ser aprovado em testes para a categoria sub-11. A primeira convocação para a seleção brasileira veio na categoria sub-15.