
A edição de 2025 dos Jogos Estudantis do Espírito Santo (JOEES) terminou neste fim de semana com disputas na pista de atletismo do Ifes, em Vitória, e nas quadras de areia do CT na Praça ds Namorados, também na capital.
Nos dois locais, foram definidos os últimos campeões deste ano, com dobradinha do Darwin de Vila Velha no atletismo e do IPE no vôlei de praia.
Foram quatro categorias do vôlei de praia em disputa: juvenis e infantis masculinos e femininos. Com dois ouros conquistados, o IPE, de Cachoeiro de Itapemirim, se destacou no topo do pódio do infantil feminino e do juvenil feminino.
No infantil feminino, Letícia Bravim e Sofia Moreno carregaram o nome do colégio para o lugar mais alto do pódio. Na primeira fase, as meninas venceram as duplas das escolas Gisela Salloker Fayet e do Batista Brasil para garantir o primeiro lugar e a vaga na semifinal.
Com mais duas vitórias nas decisões por mata-mata, contra Crescer Phd nas semifinais e NEP Itaparica na final, a dupla de Cachoeiro levou o título de campeã.

Letícia destacou o esforço da dupla para entregar o melhor desempenho possível nos Jogos Estudantis.
A gente treinou muito para isso. Essa semana, a gente treinou quase todos os dias. Nos dedicamos muito e jogamos bem em todos os jogos”
Letícia Bravim, atleta do Colégio IPE
No juvenil feminino, foi a vez de Cassia Oliveira e Sofia Mezzadri, também do IPE, levarem o ouro.
Elas venceram seus dois jogos na primeira fase, contra Gisela Salloker Fayet e NEP Itaparica, para avançarem para as semifinais. Nas decisões, elas garantiram mais duas vitórias: contra outra dupla do NEP na semifinal e diante do Crescer Phd na grande final.
Para Sofia, a experiência nos JOEES foi positiva e a boa preparação da equipe foi chave para conseguir o título.
Foi um campeonato muito bom. A gente se dedica muito, treina quase todos os dias. Estávamos aqui para ganhar e fazer nosso melhor”
Sofia Mezzadri, atleta do Colégio IPE

Com os resultados, o colégio conquistou as primeiras duas medalhas nesta edição dos Jogos e volta para Cachoeiro com dois ouros na bagagem.
Escola Americana e SEB Vitória são os campeões no masculino
Já pelo vôlei de praia masculino, os títulos ficaram divididos entre duas escolas. O SEB Vitória levou o ouro no infantil com a dupla Arthur Goveia e João Paulo Petronetto, enquanto no juvenil os campeões foram Enzo Hermes Santuzzi e Dante Devens, da Escola Americana de Vitória.

Na final juvenil, a dupla da Escola Americana chegou a ficar com quatro pontos de desvantagem contra o Celp, mas reagiu e foi buscar a medalha de ouro.
A final foi um jogo no detalhe. A gente começou perdendo por quatro pontos, mas conseguiu entrar de volta no jogo, colocando a cabeça no lugar, e conseguiu recuperar e colocar a Escola Americana no pódio”
Enzo Hermes Santuzzi, atleta da Escola Americana
Segundo Dante, as mudanças táticas e as conversas com o treinador Rodrigo Regattieri foram o diferencial para a reação e a vitória na final.
Foi um jogo em que tivemos que fazer adaptações táticas no meio da partida. O jogo não estava fluindo como a gente pensou. Mas conseguimos, junto com o treinador, colocar a cabeça no lugar e sair com o título. Muto feliz em poder representar a escola”
Dante Devens, atleta da Escola Americana

Os campeões ainda destacaram a importância da realização dos Jogos Estudantis para os atletas e jovens participantes. A dupla afirmou que é muito importante participar e que a iniciativa consegue apoiar e incentivar o esporte no Espírito Santo.
Darwin Vila Velha se destaca no atletismo
Presente pelo segundo ano entre as modalidades dos Jogos Estudantis, o atletismo também teve seus vencedores definidos no sábado (15), no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Vitória. Ao todo, foram realizadas oito provas de velocidade de 80m, 100m, 150m e 200 metros rasos.
Os alunos vencedores das provas foram premiados com medalhas. Além disso, as escolas também foram homenageadas de acordo com a pontuação geral.
Confira a classificação por categoria:
Atletismo infantil feminino
- 1º lugar: Pedro Milaneze Altoé (55 pontos)
- 2º lugar: Escola da Ilha (26 pontos)
Atletismo infantil masculino
- 1º lugar: Darwin Vila Velha (21 pontos)
- 2º lugar: Pedro Milaneze Altoé (14 pontos)
- 3º lugar: São Camilo (13 pontos)
Atletismo juvenil feminino
- 1º lugar: Darwin Vila Velha (21 pontos)
- 2º lugar: Pedro Milaneze Altoé (14 pontos)
- 3º lugar: São Camilo (13 pontos)
Atletismo juvenil masculino
- 1º lugar: Irmã Maria Horta (26 pontos)
- 2º lugar: Estadual (18 pontos)
- 3º lugar: José Leão (14 pontos)