Abertura dos Jogos Estudantis 2019 é realizada com desfile, ginástica rítmica, dança e ginásio lotado

A competição reúne mais de 1.400 alunos-atletas de escolas de norte a sul do Estado. Ao todo, foram 24 unidades de ensino inscritas na competição.

9 de setembro de 2019
COMPARTILHE:

Foi realizada na noite desta segunda-feira (09), a abertura oficial da 2ª edição dos Jogos Estudantis do Espírito Santo, na unidade do SESI de Jardim da Penha, em Vitória. O evento contou com desfiles das escolas inscritas na competição, apresentação de grupos de dança das escolas SESI Jardim da Penha e SESI Civit, apresentação de ginástica rítmica das alunas da escola São Camilo de Lellis, jogo demonstrativo de futsal entre as equipes masculinas sub-17 do Mundo Moderno e Escola SEB, além do acendimento da Pira Olímpica pelo paraninfo dos Jogos Estudantis, Bruno Malias.

A competição reúne mais de 1.400 alunos-atletas de escolas de norte a sul do Estado. Ao todo, foram 24 unidades de ensino inscritas na competição. A edição dos Jogos Estudantis será realizada entre os dias 09 de novembro e 26 de setembro. O evento terá seis modalidades de esportes: handebol, futsal, futebol society, vôlei, basquete e tênis de mesa.

Estiveram presentes na cerimônia representantes da Rede Vitória, do Serviço Social da Indústria no Espírito Santo (Sesi-ES), da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade) e da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Segundo o diretor executivo da Rede Vitória, Geraldo Vimercati, a segunda edição dos Jogos Estudantis já sai na frente pela quantidade de escolas e atletas inscritos na competição.

“A festa é para os atletas. Reunir o jovem através de uma causa de educação, do esporte e da saúde é muito importante para todos nós da Rede Vitória e para a Jovem Pan, que fala a linguagem do jovem. É muito gratificante, porque os jovens terão essa experiência que vai modificar muito a participação deles durante toda a vida. Tivemos esse ano um crescimento de 20% no número de atletas em relação ao ano passado. É através do esporte que formamos não só campeões, mas estimulamos os jovens a desenvolver a disciplina, o espírito de competição, a lealdade”, afirmou.

Bruno Malias, paraninfo dos Jogos Estudantis; Lidimar Marquêz, presidente da Fecade; Geraldo Vimercati, diretor executivo da Rede Vitória e José Carlos Bergamin, vice-presidente do Sistema Findes.

O vice-presidente do Sistema Findes, José Carlos Bergamin, ressaltou que os Jogos Estudantis objetivam estimular a prática de esportes, descobrir novos talentos e a formação de cidadãos.

“Para nós, é uma alegria muito grande organizar e ser a sede dos Jogos Estudantis do Estado, com 24 escolas participando e mais de 1.400 alunos-atletas. É algo realmente que nos deixa muito felizes. Esse casamento entre esporte com educação traz motivação, disciplina, espírito competitivo sadio. Todos os colaboradores e organizadores estão unidos por uma causa maior, que é o desenvolvimento dos nossos jovens. Essa é uma experiência que já deu certo”.

O presidente da Fecade, Lidimar Marquêz, destaca que os Jogos Estudantis é um potencial formador de futuros atletas de alto nível. Para ele, o esporte tem papel fundamental na construção de vida do aluno. “A grande importância do esporte é o desenvolvimento global do aluno. Dentro da escola é onde se forma o futuro esportista. O atleta nasce dentro da escola. Por isso, cabe a nós também parabenizar os professores de Educação Física, diretores de escolas e, principalmente, os alunos-atletas”, afirmou.

O paraninfo dos Jogos Estudantis 2019, Bruno Malias, falou sobre a experiência de ter vivido o que os alunos estão vivendo com os jogos. “Há pouco tempo, eu estava no lugar deles, então é uma coisa muito especial para mim. Espero que os jogos sejam maravilhosos. Participar dessa abertura e sentir esse clima, para mim é sensacional, me lembra muitas coisas que participei. Fico muito feliz pelo convite. Além disso, é importante relatar para os jovens a importância de conciliar esporte e educação. Mesmo competindo, eu nunca abandonei a sala de aula”, revela.

Bruno Malias é o paraninfo dos Jogos Estudantis 2019.

Partida inaugural 

Logo após a cerimônia de abertura, a bola rolou para a partida inaugural dos Jogos Estudantis 2019. O jogo foi válido pela categoria juvenil (sub-17) do futsal. Dentro de quadra, melhor para a equipe do Mundo Moderno, que venceu a escola SEB por 2×1.

O Mundo Moderno é o atual campeão da categoria e busca o bicampeonato nesta edição dos Jogos.

Rodada 

Nesta terça-feira (10), serão disputadas partidas do futsal, categorias infantil (sub-14) e juvenil (sub-17). Os jogos começam a partir das 14 horas, no SESI de Jardim da Penha, em Vitória.

Veja abaixo quais são as escolas participantes no evento:

– Casa do Estudante
– Centro Educacional Mundo Moderno
– Colégio América de Vitória
– Colégio Castro Alves
– Colégio Passionista
– Escola da Ilha
– Escola Monteiro
– Escola Santa Adame
– Escola Siena
– IPE
– Colégio Salesiano
– São Camilo de Lellis
– Escola SEB
– Escola José Bonifácio
– Colégio Expoente
– NEP
– SESI Araçás
– SESI Campo Grande
– SESI Cobilândia
– SESI Jardim da Penha
– SESI Laranjeiras
– SESI Maruípe
– SESI Porto de Santana
– SESI Civit

Redes Sociais

Você já segue os Jogos Estudantis 2018 nas redes sociais? Se ainda não, fique atento aos canais e siga, curta, comente e compartilhe!

Nas redes sociais, você vai conferir conteúdos exclusivos, vai ter a oportunidade de participar de sorteio de brindes e acompanhar todas as informações e novidades ao longo do período de disputa dos Jogos.

No Facebook, basta dar um like na página facebook.com/jogosestudantises para receber as notícias em primeira mão, conhecer os bastidores dos Jogos e participar de sorteio.

No Instagram, siga o @jogosestudantis e acompanhe todas as informações das disputas.

Cobertura completa

A cobertura completa do evento será realizada pela Rede Vitória, com transmissões ao vivo pelo jornal online Folha Vitória e cobertura dos jogos e dos bastidores das competições pelo jornalismo da TV Vitória e Rádio Jovem Pan Vitória.