Torcida começa em casa: mães acompanham os Jogos Estudantis da arquibancada e vibram a cada lance

As mamães que vieram acompanhar as filhas no futsal feminino infantil não economizaram gritos. Haja garganta! Dentro de quadra, as alunas-atletas fizeram bonito.

10 de setembro de 2019
COMPARTILHE:

Graziela Amélia Lopes, administradora e Sofia Amélia, estudante.

Dava para ouvir do lado de fora da quadra! Gritos como, “vai, vai, vai minha filha”, ou “passa a bola menina”! Quem olha, até pensa que a arquibancada está cheia de técnicas de futsal, mas na verdade, se trata das mães de atletas. Elas foram acompanhar as partidas das filhas na tarde desta terça-feira (10), no SESI de Jardim da Penha, em Vitoria.

Graziela se diz fã número um da filha Sofia, de 11 anos. Durante a partida que a filha jogava, ela não desgrudou o olho da quadra. Sofia estuda e representa o time de futsal da escola SEB. A mãezona estava atenta a cada lance. Desde que a filha pediu para fazer futsal, ela incentiva e a acompanha em tudo, inclusive nos treinos. Para ela, a torcida e incentivo da família é especial.

“Venho em todos os jogos, fico gritando mesmo, não tenho vergonha! E acho que isso estimula, dá um gás para ela, que está em quadra. A Sofia joga futsal desde os quatro anos de idade, estou sempre junto com ela, seja nos treinos ou nos dias de jogos”!

Outra mãe que não parava quieta na arquibancada era a Anna Paula, mãe da Maria Luiza, de 13 anos. A aluna estuda no SESI de Laranjeiras e sempre foi incentivada a praticar esportes.

“Minha filha até tentou jogar vôlei, mas a paixão dela é futebol. Eu acho que o papel da família é incentivar, entrar na torcida e estar sempre ao lado dos filhos”, afirmou a mãe.

Anna Paula Santiago, professora: “A motivação tem que vir da família”.

A edição 2019 dos Jogos Estudantis reúnem mais de 1.400 alunos-atletas de escolas de norte a sul do Estado. Ao todo, 24 unidades de ensino estão inscritas na competição. Hoje, segundo dia de competições, foi especial para Mirian, mãe da Lídia, de 12 anos, que é aluna do SESI de Laranjeiras. Nem sempre ela consegue acompanhar a filha nos treinos e jogos, devido ao trabalho e outros compromissos, mas hoje estava presente e fez como toda mãe coruja: torceu muito pela filha.

“Hoje é especial para nossa família, o irmão dela veio e também está torcendo. Minha filha sempre amou futsal e acompanha a mesma turma há dois anos, então é especial demais para ela e pra nós”.

E quando a mãe do aluno-atleta não pode estar presente, será que não tem torcida? Claro que tem! É para isso que servem as vovós! Dona Maria Inês estava filmando tudo e tem o maior orgulho de acompanhar a neta Alicia, de 12 anos.

“Ela é meu orgulho. Faz vários esportes e eu estou sempre junto. A mãe precisa trabalhar e a vovó aqui entra em ação. O esporte ajudou ela a se desenvolver. Hoje minha neta gosta de estudar e está mais concentrada”.

Maria Inês de Souza Baldan, dona de casa e avó da Alicia Ana Baldan, 12 anos.

Na tarde de desta terça-feira (10), foram realizados ao todo seis jogos de futsal, nas categorias infantil (sub-14) e juvenil (sub-17). Ao todo, além do futsal, outras cinco modalidades de esporte estão presentes no evento: handebol, futebol society, vôlei, basquete e tênis de mesa.

Os Jogos Estudantis 2019 busca incentivar a prática esportiva como forma de promover a saúde e qualidade de vida, além de proporcionar a integração entre alunos das diversas escolas participantes. Além disso, a competição busca também enfatizar os valores do esporte, como respeito ao próximo, cooperação, trabalho em equipe, solidariedade, entre outros.

Veja abaixo quais são as escolas participantes no evento:

– Casa do Estudante
– Centro Educacional Mundo Moderno
– Colégio América de Vitória
– Colégio Castro Alves
– Colégio Passionista
– Escola da Ilha
– Escola Monteiro
– Escola Santa Adame
– Escola Siena
– IPE
– Colégio Salesiano
– São Camilo de Lellis
– Escola SEB
– Escola José Bonifácio
– Colégio Expoente
– NEP
– SESI Araçás
– SESI Campo Grande
– SESI Cobilândia
– SESI Jardim da Penha
– SESI Laranjeiras
– SESI Maruípe
– SESI Porto de Santana
– SESI Civit

Redes Sociais

Você já segue os Jogos Estudantis 2018 nas redes sociais? Se ainda não, fique atento aos canais e siga, curta, comente e compartilhe!

Nas redes sociais, você vai conferir conteúdos exclusivos, vai ter a oportunidade de participar de sorteio de brindes e acompanhar todas as informações e novidades ao longo do período de disputa dos Jogos.

No Facebook, basta dar um like na página facebook.com/jogosestudantises para receber as notícias em primeira mão, conhecer os bastidores dos Jogos e participar de sorteio.

No Instagram, siga o @jogosestudantis e acompanhe todas as informações das disputas.

Cobertura completa

A cobertura completa do evento será realizada pela Rede Vitória, com transmissões ao vivo pelo jornal online Folha Vitória e cobertura dos jogos e dos bastidores das competições pelo jornalismo da TV Vitória e Rádio Jovem Pan Vitória.

Texto e imagens: Marla Bermudes