Seleção Brasileira

Jorge Jesus, ex-Flamengo, é o favorito para assumir a Seleção Brasileira; veja os motivos

Sem acerto com Carlo Ancelotti, CBF define Jorge Jesus, ex-Flamengo, como principal alvo para assumir a Seleção Brasileira

Leitura: 3 Minutos
O técnico Jorge Jesus está de saída do Al-Hilal (Foto: @Alhilal)
O técnico Jorge Jesus está de saída do Al-Hilal (Foto: @Alhilal)

A CBF levou um “fora” do italiano Carlo Ancelotti pela segunda vez em menos de um ano. Mas tem pressa para definir o novo treinador da Seleção Brasileira, já que a expectativa é que a próxima convocação já seja feita pelo técnico escolhido. Assim, Jorge Jesus, ex-Flamengo, passa a ser o favorito ao cargo.

Os próximos jogos da Seleção Brasileira acontecem nos dias 5 e 10 de junho, contra Equador e Chile, respectivamente, ambos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Leia também:

Entenda por que Carlo Ancelotti não vai ser o treinador da Seleção Brasileira

Seleção Brasileira pode usar camisa vermelha? Veja o que diz o estatuto da CBF

Jorge Jesus é o nome escolhido pela CBF

Sem o acerto com Carlo Ancelotti, a CBF definiu que o português Jorge Jesus é o nome ideal para assumir como novo treinador da Seleção Brasileira.

Ex-Flamengo, Jorge Jesus está de saída do Al-Hilal, da Arábia Saudita. Seu clube foi eliminado da Liga dos Campeões Asiática na terça-feira (29), com derrota por 3 a 1 para o Al Ahli. No Campeonato Saudita, o Al-Hilal é o vice-líder, a seis pontos do Al Ittihad, faltando cinco rodadas para o término da competição.

Jesus tem contrato com o Al-Hilal justamente até o fim da temporada 2024/2025, ou seja, não haveria necessidade de pagar multa rescisória para assumir a Seleção Brasileira. Também pesa a favor do português de 70 anos o conhecimento que ele tem do futebol brasileiro, onde fez história no comando do Flamengo em 2019 e 2020.

Neymar x Jorge Jesus

O único entrave para o acerto entre CBF e Jorge Jesus é Neymar. O camisa 10 da Seleção Brasileira foi “dispensado” pelo Al-Hilal com o aval do treinador, que em janeiro deste ano expôs a falta de condições físicas do atacante para competir em alto nível quando o astro foi seu jogador no clube saudita.

Neymar não joga pela Seleção Brasileira desde outubro de 2023, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em jogo contra o Uruguai, pelas Eliminatórias.

Ele chegou a ser convocado pelo então treinador Dorival Júnior, em março deste ano, para as partidas contra Colômbia e Argentina, também pelas Eliminatórias. Mas foi cortado dias depois por causa de uma nova lesão, agora na coxa esquerda, sentida na vitória do Santos sobre o Red Bull Bragantino pelas quartas de final do Paulistão.

O craque voltou a jogar pelo Santos na terceira rodada do Brasileirão, contra o Fluminense, entrando no segundo tempo. Mas sentiu novamente dores na coxa esquerda no jogo seguinte, contra o Atlético-MG, e saiu de campo chorando.

Mesmo com tantas lesões e com tanto tempo longe da Seleção, Neymar ainda é um dos líderes do grupo e sua opinião tem peso na decisão da diretoria da CBF.

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024