
A maior competição para jovens atletas do País começa nesta quarta-feira (10), em Brasília (DF), com a largada para os Jogos da Juventude. São 20 modalidades esportivas em disputa e a participação recorde de 4.700 atletas de todos os estados do Brasil.
O Espírito Santo estará presente com 179 atletas com idade até 17 anos, que começaram a desembarcar na capital federal na manhã desta terça-feira (9). O “Time ES” vai buscar medalhas em 19 modalidades.
Os atletas classificados para representar o Espírito Santo no Distrito Federal garantiram a vaga por meio da participação nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees), realizados pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), entre os meses de maio e julho de 2025.
Capixabas entre os favoritos
Na edição 2024 dos Jogos da Juventude, realizada em João Pessoa (PB), o Espírito Santo conquistou 19 medalhas: cinco ouros, nove pratas e cinco bronzes ─ duas a mais em relação à participação de 2023, em Ribeirão Preto (SP), quando os capixabas subiram 17 vezes ao pódio (seis ouros, cinco pratas e seis bronzes).
“Assim como aconteceu no ano passado, tenho certeza de que vamos ampliar ainda mais o nosso número de medalhas. O Espírito Santo tem se destacado em diversos torneios nacionais de base e isso não será diferente nos Jogos da Juventude em Brasília”, avalia o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.
O primeiro bloco da competição começa nesta quarta e vai até 13 de setembro, com atletismo, ciclismo, ginástica artística, natação, tênis de mesa e tiro com arco. O segundo bloco começa no dia 15 e vai até o dia 17, reunindo águas abertas, basquete, futsal, remo indoor/virtual, triatlo, vôlei de praia e wrestling. Já o terceiro e último bloco será de 21 a 23 de setembro, com badminton, ginástica rítmica, handebol, judô, taekwondo e vôlei.

Na delegação que chegou nesta terça-feira a Brasília estão nomes como Davi Gabriel Bastos da Silva, 17 anos. Vice-campeão brasileiro sub-20 na última sexta-feira, ele é o atual bicampeão da marcha atlética, modalidade que estreou em 2023.
O Estado também tem favoritos ao pódio nas provas dos 100m e 200m, com Diogo Barcelos; 400m e 800m, com Arthur Nascimento; e nos revezamentos 4x100m masculino e feminino, entre outras provas.
Ginástica rítmica, basquete, lutas e natação também são modalidades nas quais o Espírito Santo tem tradição de medalhas.
Vôlei de praia é o atual campeão
O Espírito Santo também é favorito ao pódio no vôlei de praia. O Estado conquistou a medalha de ouro em 2024 no masculino e no feminino, com as duplas Lucas e João Soneghet e Lara e Malu.

Agora, a responsabilidade de defender o título recai sobre Bernardo e Gabriel e novamente Lara e Malu.
Bernardo chega a Brasília em alta, com o título do Campeonato Brasileiro de Seleções da categoria sub-16 conquistado com a seleção capixaba no domingo (7), em Saquarema (RJ).
“Será minha primeira vez nos Jogos da Juventude, mas no ano passado eu fui para o Jebs, da categoria infantil, no Recife. Minha maior referência no vôlei de praia é o Arthur Lanci, que acho muito habilidoso. Minha expectativa é fazer tudo que treinamos e vai dar tudo certo”, conta Bernardo, de 15 anos, de 1,76m de altura.

No feminino, Malu e Lara vão defender o título conquistado no ano passado em João Pessoa (PB).