Jogos da Juventude

Jovens promessas do ES buscam medalha nos Jogos da Juventude em Brasília

Competição começa nesta quarta-feira (10), com 20 modalidades esportivas e a participação recorde de 4.700 atletas; ES terá 179 atletas

Leitura: 4 Minutos
Jogos da Juventude 2025
Gabriel Chagas e Bernardo Roriz vão disputar os Jogos da Juventude pela primeira vez (Foto: Acervo pessoal)

A maior competição para jovens atletas do País começa nesta quarta-feira (10), em Brasília (DF), com a largada para os Jogos da Juventude. São 20 modalidades esportivas em disputa e a participação recorde de 4.700 atletas de todos os estados do Brasil.

O Espírito Santo estará presente com 179 atletas com idade até 17 anos, que começaram a desembarcar na capital federal na manhã desta terça-feira (9). O “Time ES” vai buscar medalhas em 19 modalidades.

Os atletas classificados para representar o Espírito Santo no Distrito Federal garantiram a vaga por meio da participação nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees), realizados pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), entre os meses de maio e julho de 2025.

Capixabas entre os favoritos

Na edição 2024 dos Jogos da Juventude, realizada em João Pessoa (PB), o Espírito Santo conquistou 19 medalhas: cinco ouros, nove pratas e cinco bronzes ─ duas a mais em relação à participação de 2023, em Ribeirão Preto (SP), quando os capixabas subiram 17 vezes ao pódio (seis ouros, cinco pratas e seis bronzes).

“Assim como aconteceu no ano passado, tenho certeza de que vamos ampliar ainda mais o nosso número de medalhas. O Espírito Santo tem se destacado em diversos torneios nacionais de base e isso não será diferente nos Jogos da Juventude em Brasília”, avalia o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

O primeiro bloco da competição começa nesta quarta e vai até 13 de setembro, com atletismo, ciclismo, ginástica artística, natação, tênis de mesa e tiro com arco. O segundo bloco começa no dia 15 e vai até o dia 17, reunindo águas abertas, basquete, futsal, remo indoor/virtual, triatlo, vôlei de praia e wrestling. Já o terceiro e último bloco será de 21 a 23 de setembro, com badminton, ginástica rítmica, handebol, judô, taekwondo e vôlei.

Jogos da Juventude 2025
Delegação de atletismo do ES chegou a Brasília nesta terça-feira (Foto: Acervo pessoal)

Na delegação que chegou nesta terça-feira a Brasília estão nomes como Davi Gabriel Bastos da Silva, 17 anos. Vice-campeão brasileiro sub-20 na última sexta-feira, ele é o atual bicampeão da marcha atlética, modalidade que estreou em 2023.

O Estado também tem favoritos ao pódio nas provas dos 100m e 200m, com Diogo Barcelos; 400m e 800m, com Arthur Nascimento; e nos revezamentos 4x100m masculino e feminino, entre outras provas.

Ginástica rítmica, basquete, lutas e natação também são modalidades nas quais o Espírito Santo tem tradição de medalhas.

Vôlei de praia é o atual campeão

O Espírito Santo também é favorito ao pódio no vôlei de praia. O Estado conquistou a medalha de ouro em 2024 no masculino e no feminino, com as duplas Lucas e João Soneghet e Lara e Malu.

Jogos da Juventude 2024_Vôlei de praia
Lucas, Malu, Lara e João Soneghet: duplas campeãs no vôlei de praia em 2024 (Foto: André Durão/COB)

Agora, a responsabilidade de defender o título recai sobre Bernardo e Gabriel e novamente Lara e Malu.

Bernardo chega a Brasília em alta, com o título do Campeonato Brasileiro de Seleções da categoria sub-16 conquistado com a seleção capixaba no domingo (7), em Saquarema (RJ).

“Será minha primeira vez nos Jogos da Juventude, mas no ano passado eu fui para o Jebs, da categoria infantil, no Recife. Minha maior referência no vôlei de praia é o Arthur Lanci, que acho muito habilidoso. Minha expectativa é fazer tudo que treinamos e vai dar tudo certo”, conta Bernardo, de 15 anos, de 1,76m de altura.

Jogos da Juventude 2025.
Gabriel Chagas e Bernardo Roriz com o técnico da dupla, Sanderson Pimentel (Foto: Acervo pessoal)

No feminino, Malu e Lara vão defender o título conquistado no ano passado em João Pessoa (PB).

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024