Jogos da Juventude

Judô e taekwondo garantem mais medalhas para o ES nos Jogos da Juventude

As primeiras medalhas do "Time ES" no terceiro e último bloco dos Jogos da Juventude saíram no judô e no taekwondo

Leitura: 3 Minutos
2025.09.22 - Brasilia/DF - Jogos da Juventude CAIXA Brasilia 2025 - Local: CICB - Judo - Feminino finais - 57kg - Gabriela Pereira (RJ) x Sophia Pereira (ES) - Foto: Abelardo Mendes Jr/COB
Sophia Pereira na final da categoria até 57kg dos Jogos da Juventude (Foto: Abelardo Mendes Jr/COB)

O terceiro e último bloco dos Jogos da Juventude começou com mais duas medalhas para o Espírito Santo. Na reta final da maior competição para atletas jovens do Brasil, com idade até 17 anos, a judoca Sophia Coutinho Pereira e o lutador de taekwondo Gabriel Oliveira subiram ao pódio na segunda-feira (22), em Brasília (DF).

Os dois lutadores foram os responsáveis pelos primeiros pódios do “Time ES” no terceiro bloco do evento.

As disputas no judô e taewondo continuam nesta terça-feira (23), com mais expectativas de medalhas para a delegação capixaba.

Sophia estreia nos Jogos da Juventude com pódio

A judoca Sophia Coutinho Pereira estreou nos Jogos da Juventude. E já o fez com pódio. A capixaba ficou com a medalha de prata na categoria até 57kg. O ouro foi para Gabriela dos Santos, do Rio de Janeiro.

“Tô muito feliz com o resultado. O ouro não veio, mas eu batalhei muito pra conquistar esta medalha”, comemorou Sophia, que ainda volta ao tatame para defender o Espírito Santo na disputa por equipes.

Gabriel Oliveira é bronze no taekwondo

Um dos destaques da nova geração de lutadores do taekwondo brasileiro, Gabriel Oliveira de Souza também foi ao pódio na segunda-feira em Brasília.

Também estreante nos Jogos da Juventude, Gabriel conquistou a medalha de bronze na categoria até 63kg. Lesionado, o capixaba não conseguiu lutar a semifinal contra Luiz Felipe Lopes (PE), que, assim, avançou diretamente para a disputa do ouro contra o paulista Gabriel Fonseca de Oliveira.

ES tem 14 medalhas nos Jogos da Juventude

Agora, o “Time ES” tem 14 medalhas no total. São dois ouros, três pratas e nove bronzes. O wrestling é a modalidade com mais pódios, com quatro. Depois, vem o atletismo, com duas.

O terceiro e último bloco dos Jogos da Juventude vai até quinta-feira (25), com disputas de badmintonginástica rítmicajudôtaekwondohandebol vôlei.

O “Time ES” participa dos Jogos da Juventude com 179 atletas e busca medalhas em 19 modalidades. O objetivo é superar a marca da edição do ano passado, realizada em João Pessoa (PB), quando os capixabas conquistaram 19 medalhas: cinco ouros, nove pratas e cinco bronzes.

Medalhas do ES nos Jogos da Juventude

Ouro

  • Atletismo: Davi Gabriel Bastos da Silva (marcha atlética)
  • Wrestling: Equipe masculina estilo livre (Daniel Lopes Almeida, Isaque de Sá Barbatto e Gabriel Segal Santos)

Prata

  • Tiro com arco: Eliana Azevedo e João Felipe Miled (dupla mista)
  • Wrestling: Gabriel Furtado de Melo
  • Judô: Sophia Coutinho Pereira

Bronze

  • Atletismo: Melissa Marinato (lançamento de dardo)
  • Ciclismo: Ricardo Fiório Cardoso (prova de velocidade)
  • Natação: Isabella Luchi (100m peito)
  • Wrestling: Isaque de Sá Barbatto
  • Wrestling: Maria Eduarda Fraga Barcelos
  • Vôlei de praia: Bernardo e Gabriel
  • Taekwondo: Gabriel Oliveira
  • Futsal masculino (2ª divisão)
  • Basquete masculino (3ª divisão)

Flávio Dias
Flávio Dias

Editor de Esportes

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024

Jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com 24 anos de experiência na editoria de Esportes e em grandes coberturas como os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Membro da banca de júri do Prêmio Melhores do Esporte 2024